- Início
- Turismo
Turismo
Conheça o Concelho de Mortágua
Abraçado pelas Serras do Caramulo e do Buçaco, com a Albufeira da Aguieira a seus pés, o Município de Mortágua tem em si um espaço turístico à espera de ser descoberto por quem gosta de desfrutar a vida ao ar livre e fruir os variados tesouros da natureza que se encontram ainda em estado virgem. O verde da floresta estende-se por 85% de todo território, perdendo-se nos confins do horizonte. Aos amantes dos desportos motorizados e do contacto com a Natureza, oferecemos-lhe uma extensa rede de estradões florestais que poderão ser o palco de inesquecíveis aventuras. Fazendo jus ao seu nome, a água é um recurso que existe em abundância. Correndo livremente por entre montes e vales, podemos encontrar inúmeros rios e ribeiros de águas cristalinas, que continuam a movimentar os tradicionais moinhos, e junto de si escondem e salvaguardam algumas espécies florestais autóctones, criando nalguns pontos cascatas, pequenas cachoeiras e labirintos serpenteados, de grande beleza natural.
O Concelho de Mortágua é um labirinto de caminhos florestais, trilhos pastoris, aldeias serranas e vales que desvendam a serenidade do mundo rural…um destino para os amantes do pedestrianismo!
Trilhar os percursos pedestres é a forma perfeita de apreciar a natureza e a beleza da paisagem que Mortágua tem para oferecer. São muitos os trilhos que nos convidam a caminhadas por entre uma vegetação e fauna abundante e atrativa, sendo disso exemplo os percursos pedestres existentes no Concelho, (PR1 MRT Percurso Pedestre das Quedas de Água das Paredes; PR2 MRT Percurso Pedestre da Fraga; Percurso Urbano da Ribeira da Fraga; GR48 Grande Rota do Mondego; GR49 Grande Rota do Bussaco e CNE - Caminho Natural da Espiritualidade).
Sempre na “companhia” de cenários de serra com caminhos por montes e vales, perfumados por aromas campestres, onde a agricultura e a vida rural são predominantes, Mortágua proporciona para os adeptos do ciclismo uma variedade de traçados cicláveis para experiências de bicicletas de touring, estrada ou de BTT.
A Albufeira da Aguieira é um extenso manto de água que oferece a quem o visita recantos paradisíacos e que vale a pena descobrir. Para além da beleza das margens recortadas e arborizadas, pequenas ilhotas e ancoradouros, a Albufeira da Aguieira oferece condições ímpares para a prática de desportos aquáticos como a vela, canoagem, remo e sky aquático, sendo inclusivamente procurada para estágios de atletas e seleções nacionais e internacionais, e ainda para simples passeios de barco. A paisagem é humanizada pelas nossas preciosas gentes que povoam aldeias que combinam modernidade com genuína ruralidade, conservando o património edificado, em que o xisto marca presença, e preservando a nossa identidade cultural. Com este enquadramento humano e paisagístico, o Concelho de Mortágua contém em si ótimas condições para o desenvolvimento de atividades turísticas de qualidade.
Mortágua foi “palco” da passagem das tropas napoleónicas, durante a 3ª Invasão Francesa e está ligada à celebre Batalha do Bussaco, cuja memória persiste nos seus postos de comando, Moinho de Sula, Posto de Comando do General Craufurd, e no Moinho da Moura, Posto de Comando do General Massena.
Seja qual for o motivo da sua visita aproveite para visitar o Centro de Interpretação – “Mortágua na Batalha do Bussaco”, inaugurado a 24 de setembro de 2017, este espaço revela não só memórias, histórias e estórias de coragem e bravura, mas também a importância do concelho de Mortágua, nas estratégias militares das tropas francesas e anglo-lusas.
Para mais informações visite a página (clique aqui).
Mas quem nos visita para saber mais sobre Mortágua neste período da história de Portugal, poderá encontrar, não só o património histórico-cultural, mas, também, a especialidade do nosso concelho: a tradicional Lampantana, cuja confeção esconde “segredos” que a tornam num prato único de sabor e textura.
Embora desconhecendo com rigor científico a origem desta iguaria, guardamos das anteriores gerações uma história que a procura explicar. Conta-se que, aquando da passagem das tropas napoleónicas pela região, as populações teriam envenenado as águas para matar as tropas invasoras. Como era preciso cozinhar a carne, terá sido utilizado, como recurso, o vinho, outro dos ex libris do nosso concelho.
Com o objetivo de divulgar, promover e preservar este prato da gastronomia tradicional do concelho, o Município realiza anualmente o evento "Fim de Semana da Lampantana", que decorre no último fim de semana de outubro.
A este prato acrescentamos um inesperado Bolo de Cornos, o Pastel Juiz de Fora e a famosa qualidade dos vinhos do Dão aqui produzidos.
Rota da Estrada Nacional 2 (EN2)
A Estrada Nacional 2 (EN2) é a mais extensa estrada de Portugal, ligando a cidade de Chaves, em Trás-os-Montes, à cidade de Faro, no Algarve.
Com uma extensão de 738,5 kms a Rota da Estrada Nacional 2 passa por 11 distritos e 35 concelhos, é a terceira estrada mais extensa do mundo, a seguir à “Rota 66” dos Estados Unidos da América (EUA) e à “Ruta 40” da Argentina.
Viajar pela EN2 não é só partir à descoberta do país de Norte a Sul, mas também, de histórias, das serras, dos rios, da gastronomia e das estórias de um povo com alma.
A Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2, da qual o concelho de Mortágua faz parte, lançou o Passaporte da EN2. Este pretende incentivar turistas nacionais e estrangeiros a percorrer toda a rota, colecionando os carimbos de todos os concelhos que dela fazem parte.
Os locais no Concelho de Mortágua onde pode carimbar o seu passaporte são:
De segunda a sexta
Das 09:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30 – Posto de Turismo de Mortágua e Câmara Municipal de Mortágua.
Sábados, Domingos e Feriados - Bombeiros Voluntários de Mortágua e Pastelaria “Pousadinha do Dão” (junto à Câmara Municipal de Mortágua).
Mondego-Bussaco, onde o tempo leva tempo.
Mealhada, Mortágua e Penacova uniram-se para criar um destino turístico: “Mondego-Bussaco”.
Os 3 municípios moldaram-se à imagem dos seus dois principais recursos, a serra do Bussaco e o rio Mondego, elementos paisagísticos que conferem a estes territórios um semblante cromático fascinante que varia entre o verde e azul.
Aqui, vive-se com tempo. Damos tempo à natureza, à história e à gastronomia e vinhos. Sentimos que, sem pressas, vivemos a vida em pleno.
Conheça o Mondego-Bussaco: https://mondego-bussaco.com/