- Início
- Serviços
- Ação Social, Saúde, Proteção e Inclusão
- IPSS
- Santa Casa da Misericórdia de Mortágua
Santa Casa da Misericórdia de Mortágua
Onde fica?
A Santa Casa da Misericórdia fica situada na Rua da Gandarada, em Mortágua, mesmo ao lado do Centro de Saúde.
O que é?
É uma Instituição Particular de Solidariedade Social
Grupos – Alvo
- Crianças e Jovens
- Idosos
- Deficientes
Respostas Sociais:
Serviço de Apoio ao Domicílio – (extensivo a todo o Concelho)
O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), com sede na Rua Dr. António José Branquinho da Fonseca, é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados e serviços individualizados a pessoas que se encontrem no seu domicílio, em situação de isolamento, dependência física e ou psíquica e que não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas nem a realização das atividades instrumentais da vida diária. É uma resposta para pessoas que não disponham de apoio familiar, ou para situações cuja retaguarda existente seja insuficiente.
Esta resposta social funciona sete dias por semana das 08h00 às 21h00.
Centro de Dia
Resposta Social, (complementada com o Serviço de Apoio Domiciliário) desenvolvida em equipamento, que consiste na prestação de um conjunto de Serviços (alimentação, higiene pessoal da habitação e da roupa, animação sócio – cultural, cuidados de saúde, etc.) que contribuem para a manutenção dos idosos no seu meio sócio – familiar;
Esta resposta funciona de segunda à sexta-feira entre as 08h e as 18h.
ERPI (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas)
Resposta social desenvolvida num equipamento de alojamento coletivo de utilização temporária ou permanente, para idosos em situação de maior risco de perda de independência e/ou autonomia.
Esta resposta social tem capacidade para 55 utentes e funciona todos os dias 24h por dia.
Unidade de Cuidados Continuados Integrados
Esta unidade foi inaugurada a 6 de novembro de 2006 como projeto piloto a nível nacional, envolvendo numa parceria a Santa Casa da Misericórdia, A Administração Regional de Saúde e Centro Distrital de Segurança Social. Surgiu da necessidade de dar respostas integradas e articuladas de saúde e segurança social, de natureza preventiva, recuperadora e paliativa, às pessoas idosas com dependência funcional, de doentes com patologia crónica múltipla e de pessoas com doença incurável em estado avançado e em fase final de vida. Esta Unidade está integrada na Rede de Cuidados Continuados Integrados, articulando a política de saúde e a política de Segurança Social.
A Santa Casa tem em funcionamento duas Unidades: - Unidade de Longa Duração ou Manutenção, com capacidade de 12 camas - Unidade de Média Duração ou Reabilitação, com capacidade de 15 camas.
Unidade de Longa Duração ou Manutenção - é uma unidade de internamento, de carácter temporário ou permanente, para prestar apoio social e cuidados de saúde de manutenção a pessoas com doenças ou processos crónicos, com diferentes níveis de dependência e que não reúnam condições para serem cuidadas no domicílio.
Unidade de Média Duração ou Reabilitação - é uma unidade de internamento, de reabilitação e de apoio psicossocial, por situação clínica decorrente de recuperação de um processo agudo ou descompensação de processo patológico crónico, a pessoas com perda transitória de autonomia potencialmente recuperável. O período de internamento na unidade de média duração e reabilitação tem uma previsibilidade superior a 30 e inferior a 90 dias consecutivos.
Creche
A Creche, situada na Rua da Cerâmica, Gândara, é uma resposta social de natureza socioeducativa, para acolher crianças até aos 3 anos de idade, durante o período de impedimento dos pais ou da pessoa que tenha a sua guarda de facto.
Esta resposta social funciona de 2.ª a 6.ª feira entre as 07h45 às 19h00.
Lar Residencial
O Lar Residencial, situado na Avª do Reguengo, Cruz de Vila Nova, é uma resposta social que visa prestar apoio, permanente ou temporariamente, a pessoas com deficiência mental ou multideficiência, em situação de ausência familiar permanente ou temporária (por morte, doença ou incapacidade dos progenitores ou familiares, ou sem qualquer suporte familiar).
Esta resposta social é específica a indivíduos com deficiência, de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 16 anos até aos 65 anos, cujas capacidades não permitam, temporária ou permanentemente, ter acesso aos cuidados essenciais para a sua segurança e bem-estar.
Residência Autónoma
É uma resposta social que tem como objetivo geral, o acolhimento de jovens e adultos portadores de deficiência, de idade igual ou superior a 18 anos, que mediante apoio mínimo, possuem capacidade de viver autonomamente, proporcionando igualdade de oportunidades, facilitando a sua participação social e o desenvolvimento de percursos profissionais.
CACI
O Centro de Atividades e Capacitação Social (CACI) é uma resposta social específica a indivíduos com deficiência, de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 16 anos até aos 65 anos. Tem como objetivo desenvolver o potencial das pessoas com deficiência mental grave ou multideficiência, através da oferta de serviços/atividades e intervenções, em domínios fundamentais do desenvolvimento e promotoras da sua autonomia, qualidade de vida e inclusão social.
Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS)
O CLDS 4G Mortágua tem como entidade coordenadora local de parceria a Santa Casa da Misericórdia de Mortágua e entidade promotora o Município de Mortágua. O Programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social de 4ª Geração – CLDS 4G foi criado e regulado pela Portaria n.º 229/2018, de 14 de agosto, ao abrigo de financiamento comunitário e mantém uma matriz de objetivos centrada na promoção da inclusão social de grupos populacionais que revelem maiores níveis de fragilidade social num determinado território mobilizando, para o efeito, a ação integrada de diferentes agentes e recursos localmente disponíveis.
O CLDS 4G Mortágua desenvolve atividades enquadradas em dois eixos de intervenção: o eixo 3 direcionado para a promoção do envelhecimento ativo da população e apoio à população idosa; o eixo 4 direcionado para o auxílio e intervenção emergencial às populações inseridas em territórios afetados por calamidades e/ou capacitação e desenvolvimento comunitários.
A Santa Casa da Misericórdia de Mortágua é ainda parceira do programa Rede Social, na medida de política social Rendimento Social de Inserção, na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e no Conselho Municipal de Segurança.