- Início
- Serviços
- Ação Social, Saúde, Proteção e Inclusão
- IPSS
- Centro Balmar
Centro Balmar
O Centro Balmar – Fundação de Beneficência e Cultura é uma Instituição Particular de Solidariedade Social e fica situado na aldeia de Marmeleira.
A Fundação iniciou a sua atividade em 2001 com o Serviço de Apoio à Família nas freguesias de Marmeleira e Cercosa, Concelho de Mortágua. Simultaneamente iniciou-se também o projeto de construção do Centro de Apoio Social que iniciou a sua atividade com os serviços de Apoio Domiciliário a 3 de setembro de 2007 e a Estrutura Residencial para Idosos a 6 de outubro do mesmo ano civil.
Respostas Sociais
Serviço de Apoio Domiciliário:
O Serviço de Apoio Domiciliário consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio a indivíduos e famílias, quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as atividades da vida diária.
Os objetivos desta resposta social são:
- Contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e famílias;
- Prevenir situações de dependência e promover a autonomia;
- Prestar cuidados de ordem física e apoio psicossocial aos clientes e famílias de modo a contribuir para o seu equilíbrio e bem-estar;
- Apoiar os clientes e famílias na satisfação das necessidades básicas e atividades da vida diária;
- Colaborar e/ou assegurar o acesso à prestação de cuidados de saúde.
A capacidade máxima desta resposta social é de 40 clientes e relativamente ao horário de funcionamento, este inicia às 08h00 e encerra às 19h00.
Centro de Dia
A resposta Centro de Dia destina-se a acolher pessoas idosas desinseridas do meio familiar e/ou social, não autónomos na satisfação das suas necessidades básicas e que expressem livremente a sua vontade em serem admitidas.
Os objetivos desta resposta social são os seguintes:
- Assegurar a satisfação das necessidades básicas da pessoa (alimentação, cuidados de enfermagem, conforto e ocupação);
- Promover a continuidade ou o restabelecimento das relações familiares e de vizinhança;
- Garantir e respeitar a independência, a individualidade, a privacidade e a livre expressão de opinião;
- Assegurar o tratamento e o acompanhamento psicossocial;
- Favorecer os sentimentos de interação, autoestima e segurança;
- Contribuir para a estabilização e o retardamento do processo de envelhecimento.
A capacidade máxima desta resposta social é de 20 clientes sendo o horário de funcionamento das 08h00 até às 19h00 de segunda-feira à sexta-feira (dias úteis).
Estrutura Residencial para Pessoas Idosas
A Estrutura Residencial para Idosas destina-se a acolher com carácter permanente ou temporário pessoas idosas, de ambos os sexos, desinseridas do meio social e familiar, não autónomos na satisfação das suas necessidades básicas e que expressem livremente a sua vontade em serem admitidas. Em situação de incapacidade na expressão livre dessa vontade, o pedido de admissão deverá ser formulado por um parente ou pessoa idónea da comunidade com quem o idoso se relacione e que assume a responsabilidade pelo internamento.
Os objetivos desta resposta social são:
- Assegurar a satisfação das necessidades básicas das pessoas (alojamento; alimentação sendo o pequeno almoço às 9h00, o almoço às 12h00, lanche às 16h00 e o jantar às 18h30 ou 19h30; saúde; higiene; conforto e ocupação);
- Promover a continuidade ou o restabelecimento das relações familiares e de vizinhança; garantir e respeitar a independência, a individualidade, a privacidade e a livre expressão de opinião;
- Assegurar o acompanhamento psicossocial;
- Favorecer os sentimentos de interação, autoestima e segurança por forma a contribuir para a estabilização e o retardamento do processo de envelhecimento.
A capacidade máxima desta resposta social é de 79 clientes sendo o horário de funcionamento de 24h/dia e todos os dias da semana.
Localização:
Rua do Campo, nº1 Marmeleira
3450-095 Marmeleira
Contactos:
Tlf: 231 923 505
Email: centro.balmar@gmail.com