O que fazer
DESPORTO E LAZER:
Sempre com a natureza como plano de fundo…
O cenário que lhe propomos será de aprazíveis locais de lazer e aventura…
A prática desportiva e a atividade física são um fator primordial para o bem-estar físico e psicológico das pessoas…
Nesse sentido, o concelho de Mortágua, tem um conjunto de equipamentos desportivos indispensáveis à qualidade de vida da população, tais como, as Piscinas Municipais (interiores e exteriores), o Pavilhão Gimnodesportivo Municipal, os Campos de Ténis Municipais e o Centro de BTT de Mortágua.
Existem, também, vários equipamentos desportivos de índole associativa, dotados de boas condições. Podem-se destacar aqui o Campo de Jogos da Gandarada (Mortágua), o Campo de Jogos Juiz de Fora (Vale de Açores) e o Polidesportivo de Vila Moinhos.
A nível oficial são desenvolvidas as seguintes modalidades desportivas: Futebol, Futsal, Ciclismo, BTT, Karaté, Ténis, Natação, Canoagem e Pesca, dinamizadas por Clubes e Associações Locais.
A Albufeira da Aguieira, com o seu extenso e amplo “pano” de água e as suas margens recortadas convidam à prática de inúmeras atividades. Os amantes da pesca descobrem inúmeros recantos, como enseadas e ilhotas, ou pequenas aldeias que bordejam as águas (Almacinha, Falgaroso do Maio) com condições únicas para este desporto.
Os inúmeros caminhos que circundam as suas margens, são propícios à prática de ciclismo e pedestrianismo, mas os admiradores de desportos aquáticos encontram o paraíso para a prática de vela, remo, ski aquático e canoagem, não é por acaso que várias seleções internacionais escolhem as águas da Aguieira para estágios de competição. Poderá descobrir, também, a albufeira num passeio de barco.
Os “admiradores” do BTT encontram no concelho de Mortágua muitos e variados trilhos para a prática desta modalidade, percorrendo paisagens que conjugam floresta, ribeiras e zonas rurais.
Os pedestrianistas podem desfrutar da natureza no seu pleno, bem como conhecer o interior das aldeias, calcorreando os Percursos Pedestres sinalizados (PR e GR) que existem no Concelho.
O concelho de Mortágua é o destino ideal para quem gosta de praticar desporto ao livre…
Percursos Pedestres
O concelho de Mortágua é um labirinto de caminhos florestais, trilhos pastoris, aldeias serranas e vales que desvendam a serenidade do mundo rural…um destino para os amantes do pedestrianismo!
Calce as suas botas de caminhada e aceite este desafio!
PR1 MRT – PERCURSO PEDESTRE DAS QUEDAS DE ÁGUA DAS PAREDES
Percurso linear entre a ponte das Laceiras e as Quedas de Água das Paredes, passando pelo interior da aldeia de Paredes. Acompanhando as margens da Ribeira dos Moinhos e da Ribeira das Paredes, recorre a caminhos rurais, estradões florestais e trilhos estreitos. O percurso pedestre tem como principal atrativo, como o próprio nome indica, as Quedas de Água das Paredes, localizadas no seu final. O traçado do percurso desenvolve-se ao longo do curso da Ribeira de Moinhos, até à aldeia de Paredes, permitindo descobrir as ruínas de sete moinhos de água e a importância que a ribeira teve, num passado não muito longínquo, para as práticas agrícolas e o sustento da população local. Esse testemunho, da relação do Homem com a ribeira, ainda está presente nos vários açudes ou represas existentes, que formam pequenas piscinas e cascatas de beleza singular.
Distância: 3,55 km (7,1 km ida e volta)
Início-Fim: Ponte das Laceiras
Duração: 01h30m (só ida)
Tipo de Percurso: Linear
Desnível acumulado: + 108 m
Nível de Dificuldade: médio
Época aconselhada: Primavera/Verão (precauções por causa das elevadas temperaturas) /Outono
Percurso: Ficheiro KML - PR1
Folheto do Percurso Pedestre das Quedas de Água das Paredes
PR2 MRT – PERCURSO PEDESTRE DA FRAGA
O percurso tem início junto da ponte da aldeia de Vila Moinhos e termina no antigo paredão da Barragem do Lapão, percorrendo as margens da Ribeira da Fraga à descoberta da galeria ripícola por antigas levadas, trilhos e caminhos rurais.
O percurso segue a linha água da Ribeira da Fraga, sob a galeria ripícola, que se encontra em ótimo estado de conservação. Ao longo do percurso é possível observar antigos moinhos de água, alimentados pelas levadas, testemunhos que mostram a importância que estes engenhos tiveram na atividade agrícola e no sustento da população. Próximo do paredão da barragem desativada, surge um desvio que o conduz à Fraga do Lapão, excelente miradouro natural sobre o vale.
Distância: 2,8 Km (4,16 km ida e volta)
Início-Fim: Ponte de Vila Moinhos
Duração: 01h10m (só ida)
Tipo de Percurso: Linear
Desnível acumulado: + 240 m | -157 m
Nível de Dificuldade: Fácil
Época aconselhada: Primavera/Verão (precauções por causa das elevadas temperaturas) /Outono
Percurso: Ficheiro KMZ - PR2
Folheto do Percurso Pedestre da Fraga
GR49 – GRANDE ROTA DO BUSSACO
A Grande Rota do Bussaco é um percurso linear, em forma de estrela, com um total de cerca de 56 km, que incorpora três ramais distintos e cujo epicentro é a Mata Nacional do Bussaco. Os ramais são constituídos pelos troços Mealhada - Bussaco, numa extensão de 12 km, Mortágua - Bussaco, com 22 km e Penacova - Bussaco, com 23 km.
No troço Mortágua-Bussaco, o turista é convidado a percorrer estradões e aldeias, que contam histórias e estórias da passagem das tropas napoleónicas pelo território, mas também, desfrutar de uma diversidade faunística e florística proporcionada pelas ribeiras que encontra ao longo do percurso.
Distância (Mortágua – Bussaco): 22,1 Km/ 22,1 km só ida
Início-Fim: Centro de Interpretação “Mortágua na Batalha do Bussaco” – Bussaco ou Bussaco - Centro de Interpretação “Mortágua na Batalha do Bussaco”
Duração: 6h15 (só ida)
Tipo de Percurso: Linear
Desnível: + 220 / - 510 m
Nível de Dificuldade: Difícil
Época aconselhada: Todo o ano
Percurso: Ficheiro KML
PERCURSO URBANO RIBEIRA DA FRAGA
Percurso linear, com início no Barril ou Parque Verde, com passagem no Parque Urbano das Nogueiras, acompanha toda a frente ribeirinha e proporciona um traçado muito agradável, marcado pela envolvência do curso de água, ambientes frescos e a diversidade da vegetação autóctone (amieiros, freixos, vimeiros, carvalhos). Possui três áreas dotadas de equipamentos para a prática de exercício físico (urban fitness), localizadas junto ao Barril, Parque Verde e Parque das Nogueiras, além de mobiliário e equipamento urbano (bancos, papeleiras, painéis informativos). Ao longo do percurso estão disponíveis várias áreas de estadia/descanso, onde as pessoas podem sentar, relaxar, conversar, ou até mesmo, ler um livro.
Distância: 2,4 km (só ida)
Início-Fim: Barril - Parque Verde ou Parque Verde - Barril
Duração: 45 m (só ida)
Tipo de Percurso: Linear
Desnível acumulado: + 170 m
Nível de Dificuldade: Fácil
Época aconselhada: Todo o ano
Percurso: Percurso Urbano - Ribeira da Fraga
CNE - CAMINHO NATURAL DA ESPIRITUALIDADE
O Caminho Natural da Espiritualidade, é um percurso linear que liga Coimbra a Sta. Comba Dão numa extensão de cerca de 67 km, percorre os concelhos de Coimbra, Penacova e Mortágua e explora a relação da motivação da viagem espiritual com o património natural no qual esta rota se desenrola, tendo o Caminho Português do Interior, das Rotas de Santiago, como contexto de base e elo de ligação.
Trata-se de um percurso linear, bastante acessível e com uma enorme riqueza cultural e paisagística, que permite a passagem por locais de culto e aldeias típicas. Há a destacar as zonas de vinha, assim como as ribeiras que se estendem ao longo de uma grande parte d’O Caminho e que irão deliciar quem nos visita.
Distância:
Penacova - Cortegaça: 23,1 Km
Cortegaça – Mortágua: 3,25 Km
Mortágua - Vila Nova: 4,25 Km
Vila Nova – Rio Milheiro (Santa Comba Dão): 16 km
Vila Nova - Santiago de Compostela: 448 Km
Início-Fim em Mortágua: Vale de Ana Justa – Rio Milheiro (26,5 Km)
Duração em Mortágua: 8h10m (só ida)
Tipo de Percurso: Linear
Desnível:
Penacova – Cortegaça: + 802 m / - 681 m
Cortegaça – Mortágua: + 20 m / - 100 m
Mortágua - Vila Nova: + 30 m / - 0 m
Vila Nova – Rio Milheiro (Santa Comba Dão): + 392m / - 125 m
Nível de Dificuldade: Médio
Época aconselhada: Todo o ano
Percurso: Ficheiro KML - Caminhos_Espritualidade
Caminho natural da espiritualidade
Sinalética
Pequena Rota (PR):
Grande Rota (GR):
Código de Conduta:
Seguir apenas pelo trilho sinalizado;
Evitar fazer ruídos desnecessários;
Observar a fauna sem perturbar;
Não danificar a flora;
Não deixar lixo ou outros vestígios da sua passagem;
Não fazer lume;
Não colher amostras de plantas ou rochas;
Ser afável com as pessoas que encontre no local.
PERCURSOS CICLÁVEIS/BTT
Descobrir o concelho de Mortágua de bicicleta é uma experiência única que poderá desfrutar 365 dias por ano…
Com uma variedade tão grande, difícil será escolher por onde começar…
PERCURSO 41 – VERDE (TEMPORARIAMENTE INTRANSITÁVEL)
Percurso circular com saída do Centro de BTT de Mortágua (CBTTM), passando pelas aldeias de Coval, Mortágua, Vau, Póvoa e Vale de Açores. Este desenvolve-se, essencialmente, por estradas, caminhos rurais e agrícolas da várzea da ribeira de Mortágua. É o percurso mais fácil do Centro, acessível a todos os praticantes da modalidade.
Distância: 7,3 Km
Início-Fim: Centro de BTT de Mortágua
Tipo de Percurso: Circular
Tempo: 30m > 1h:30m
Desnível acumulado: +44m
Dificuldade Física (1-5): 1
Dificuldade Técnica (1-5): 1
Nível de Dificuldade: Fácil
Percurso: Ficheiro GPX - CBTTM_Percurso_41
PERCURSO 42 – AZUL (TEMPORARIAMENTE INTRANSITÁVEL)
Percurso circular com saída do centro BTT, passando pelas aldeias de Coval, Mortágua, Vau, Monte Lobos, Póvoa e Vale de Açores. Desenvolve-se, essencialmente, por estradas, caminhos rurais e agrícolas da várzea da ribeira de Mortágua. Percurso moderado, excelente para quem se está a iniciar na modalidade do BTT.
Distância: 11,4 Km
Início-Fim: Centro de BTT de Mortágua
Tipo de Percurso: Circular
Tempo: 45m > 2h
Desnível acumulado: +60m
Dificuldade Física (1-5): 1
Dificuldade Técnica (1-5): 1
Nível de Dificuldade: Fácil
Percurso: Ficheiro GPX - CBTTM_Percurso_42
PERCURSO 43 – AZUL
Percurso circular ao longo das margens das várzeas das ribeiras de Mortágua e da Fraga, com passagem pelas aldeias de Coval, Barril, Vila Nova, Vila Gosendo, Vila Meã, Vila Moinhos, Moitinhal, Pala, Monte Lobos, Póvoa e Vale de Açores.
Distância: 21 Km
Início-Fim: Centro de BTT de Mortágua
Tipo de Percurso: Circular
Tempo: 1h:30m > 2h:30m
Desnível acumulado: +357m
Dificuldade Física (1-5): 2
Dificuldade Técnica (1-5): 2
Nível de Dificuldade: Moderado
Percurso: Ficheiro GPX - CBTTM_Percurso_43 |Ficheiro KML
PERCURSO 44 – VERMELHO
Percurso circular desenvolve-se por caminhos rurais, trilhos e single tracks florestais, com passagem pelas aldeias Coval, Barril, Vila Nova, Vila Gosendo, Vila Meã, Vila Moinhos, Moitinhal, Pala, Macieira, Sernadas, Falgaroso da Serra, Vila Boa, Monte Lobos, Póvoa e Vale de Açores.
Percurso difícil, para o qual se aconselha uma boa preparação física e técnica.
Distância: 36 Km
Início-Fim: Centro de BTT de Mortágua
Tipo de Percurso: Circular
Tempo: 2h > 3h:30m
Desnível acumulado: +783m
Dificuldade Física (1-5): 3
Dificuldade Técnica (1-5): 3
Nível de Dificuldade: Difícil
Percurso: Ficheiro GPX - CBTTM_Percurso_44 | Ficheiro KML
PERCURSO 45 – PRETO
Percurso circular, com início e fim no Centro BTT, o percurso passa, essencialmente, por estradas ou trilhos florestais, junto das margens das ribeiras de Mortágua, Marmeleira, Caparrosinha e Almaça, e nas aldeias de Vale de Açores, Caparrosinha e Almaça.
Distância: 23,75 Km
Início-Fim: Centro de BTT de Mortágua
Tipo de Percurso: Circular
Tempo: 1h:30m > 2h:30m
Desnível acumulado: +572m
Dificuldade Física (1-5): 2
Dificuldade Técnica (1-5): 4
Nível de Dificuldade: Muito Difícil
Percurso: Ficheiro GPX - CBTTM_Percurso_45 | Ficheiro KML
PERCURSO 46 – PRETO
Percurso circular, com início e fim no Centro BTT, o percurso passa, pelas aldeias de Coval, Freixo, Almaça, Ferradosa, Vale de Ana Justa, Cercosa, Marmeleira, Vale de Borregão, Benfeita, Cortegaça e Vale de Açores. Percurso muito difícil, para o qual se aconselha uma boa preparação física e técnica.
Distância: 38,8 Km
Início-Fim: Centro de BTT de Mortágua
Tipo de Percurso: Circular
Tempo: 2h:30m > 4h:30m
Desnível acumulado: +1138m
Dificuldade Física (1-5): 4
Dificuldade Técnica (1-5): 4
Nível de Dificuldade: Muito Difícil
Percurso: Ficheiro GPX - CBTTM_Percurso_46 | Ficheiro KML
PERCURSO 47 – PRETO
Percurso circular, com início e fim no Centro BTT, o percurso passa, pelas aldeias do Coval, Freixo, Almaça, Ferradosa, Vale de Ana Justa, Cercosa, Galhardo, Lourinha de Baixo, Ameal, Cerdeirinha, Moura, Cerquedo, Sula, Meligioso, Trezoi, Vale de Mouro, Castanheira, Pomares, Vale de Remígio, Póvoa e Vale de Açores.
Percurso muito difícil, para o qual se aconselha uma boa preparação física e técnica.
Distância: 65,5 Km
Início-Fim: Centro de BTT de Mortágua
Tipo de Percurso: Circular
Tempo: 4h:30m > 7h:30m
Desnível acumulado: +1200m
Dificuldade Física (1-5): 5
Dificuldade Técnica (1-5): 5
Nível de Dificuldade: Muito Difícil
Percurso: Ficheiro GPX - CBTTM_Percurso_47 | Ficheiro KML
PERCURSO 48 – PRETO
Percurso circular, com início e fim no Centro BTT, o percurso passa, pelas aldeias do Coval, Barril, Vila Nova, Vila Gosendo, Vila Meã, Vila Moinhos, Pala, Sernadas, Eirigo, Paredes, Laceiras, Vale de Carneiro, Truta de Cima, Truta de Baixo, Painçal, Falgaroso da Serra, Monte de Lobos, Póvoa e Vale de Açores.
Percurso muito difícil, para o qual se aconselha uma boa preparação física e técnica.
Distância: 65,5 Km
Início-Fim: Centro de BTT de Mortágua
Tipo de Percurso: Circular
Tempo: 4h:30m > 7h:30m
Desnível acumulado: +1200m
Dificuldade Física (1-5): 5
Dificuldade Técnica (1-5): 5
Nível de Dificuldade: Muito Difícil
Percurso: Ficheiro GPX - CBTTM_Percurso_48 | Ficheiro KML
Níveis de dificuldade
Verde: Fácil
Piso rolante, rijo ou asfaltado e largo. Praticamente plano. (declives inferiores a 10% com média inferior a 5%, sem obstáculos).
Azul: Moderado
Com pequenos obstáculos (altura < 0,2 m) e poucas passagens técnicas e carreiros (declives inferiores a 15% com média inferior a 10%, piso firme ou estável).
Vermelho: Difícil
Com diversos obstáculos, drops (altura < 0,5 m), passagens técnicas e subidas desafiantes (declives máximos > 15% com media inferior a 15%, piso muito variável). Precisa de bom controlo de técnicas BTT e bicicletas de qualidade.
Preto: Muito difícil
Bastante técnico com obstáculos grandes (altura > 0,5 m) e não evitáveis, e grandes subidas (declives máximos > 20%, piso imprevisível). Só para praticantes com bastante experiência e elevada preparação, com bicicletas de qualidade.
Sinalética
EVENTOS DE MORTÁGUA
Mortágua, é um concelho de música, feiras, artesanato, gastronomia e aventura…o turista já descobrira que Mortágua não é um “bairro” só para repousar, mas, também, para conviver e divertir-se…
MORTÁGUA VIVA (FESTA DA JUVENTUDE/FEIRA DAS ASSOCIAÇÕES)
Os espetáculos, a animação, a gastronomia e o desporto são os principais ingredientes desta Festa/Feira, que constitui o maior evento que se realiza no concelho.
Os concertos, com artistas de nacionais e bandas locais, e a Gala Internacional de Folclore, são alguns dos espetáculos que integram habitualmente o programa.
Na Gastronomia destacam-se as famosas “Tasquinhas”, onde o visitante pode deliciar-se com dezenas de pratos de cozinha tradicional, petiscos e doces caseiros.
Durante a semana das festas realizam-se também eventos desportivos, como o Prémio de Ciclismo de Mortágua e o Convívio de Pesca Desportiva. É uma festa popular e de rua, criando-se um ambiente de grande envolvência e fraternidade entre as pessoas, sendo um dos aspetos que tornam esta festa diferente e única, atraindo anualmente milhares de forasteiros. Este evento é, também, um ponto de encontro, reencontro e convívio da comunidade local e da diáspora mortaguense espalhada pelos quatro cantos do Mundo, é uma manifestação da vitalidade e dinâmica associativa do concelho.
É uma organização do Município com parceria do Movimento Associativo Local.
FIM DE SEMANA DA LAMPANTANA
Evento que promove uma das especialidades da gastronomia local e cujos segredos de confeção têm sido transmitidos de geração em geração.
Este evento tem como objetivo promover o património gastronómico local, bem como afirmar e divulgar a marca “Lampantana” enquanto especialidade gastronómica do concelho.
A LAMPANTANA confecionada com carne de ovelha, assada em caçoila de barro e servida com batata “fardada” e grelos a acompanhar, é, desde tempos imemoriais, uma das especialidades gastronómicas do Concelho de Mortágua.
Além desta iguaria, o evento promove simultaneamente os Vinhos do Dão produzidos no concelho, e que normalmente fazem o acompanhamento deste prato de características fortes e suculentas.
O Fim de Semana da Lampantana é uma organização do Município de Mortágua, em parceria com os restaurantes aderentes.
RALI DE MORTÁGUA
O Rali de Mortágua integra o Campeonato de Portugal de Ralis, a prova-rainha nacional nesta modalidade. A existência de excelentes traçados para a prática da modalidade e a grande adesão de público, são motivos que fazem do Rali de Mortágua uma das provas emblemáticas entre os pilotos. A Super Especial, disputada à noite, é outra das atrações do Rali.
É um evento que arrasta habitualmente milhares de pessoas, contribui para a divulgação e promoção do concelho e representa uma mais-valia para o comércio, hotelaria e alojamento local.
O Município de Mortágua é o principal patrocinador este evento, que já conta com várias edições consecutivas.
Mortágua tem uma grande tradição no desporto automóvel, tendo recebido o Campeonato do Mundo de Ralis durante alguns anos.
MORTÁGUA FLORESTAL
A MORTÁGUA FLORESTAL é hoje um ponto de passagem obrigatório rumo ao sucesso em diversas áreas industriais da região centro.
A sua primeira edição foi em 2014 e as edições, seguintes, pautaram-se pelo crescimento do número de expositores e de participantes a cada ano. Ocupando uma área de 20 000m2, a MORTÁGUA FLORESTAL mantém a forte aposta nos mercados, equipamentos e serviços no âmbito do território, floresta, ambiente, energia, turismo e atividades conexas, apostando sempre no crescimento, na diversificação e na inovação.
A MORTÁGUA FLORESTAL conta com o Pavilhão do Conhecimento que recebe, o Fórum Florestal e um ciclo de conferências em torno da Floresta, Ambiente & Clima, com a participação de Universidades e Institutos Politécnicos, com o objetivo de promover a interligação do conhecimento e da investigação às empresas e aos produtores florestais.
As crianças e escolas têm à sua espera atividades didáticas, como a Ciência em Ação, Planetário, Workshops de Ciência, Projeto Climagir (sobre alterações climáticas e aquecimento global), pista de segurança rodoviária, e divertimentos como pista de gelo e insufláveis.
O programa integra, também, mostra de produtos artesanais, atividades desportivas, animação cultural e a gastronomia está representada por algumas associações locais.
NELO WINTER CHALLENGE
O Nelo Winter Challenge é uma competição de nível internacional (não oficial) e uma das principais competições de inverno que serve de estágio ou pré-época de canoagem, sendo uma excelente oportunidade para os atletas e as equipas medirem forças entre si.
Nesta altura do ano, são muitas as seleções que escolhem a Aguieira para estagiar e aproveitam esta prova para avaliar a performance dos atletas e medir forças com os melhores do mundo.
Este evento desportivo, é organizado pela NELO Kayaks, em parceria com o Montebelo Aguieira, e com o apoio do Município de Mortágua, e reúne atletas nacionais, mas, também, de vários países, incluindo Campões do Mundo e medalhados olímpicos.
MARATONA BTT
A Maratona BTT de Mortágua é uma organização conjunta do Velo Clube do Centro e Município de Mortágua, sendo hoje indiscutivelmente um cartaz de divulgação e promoção do concelho de Mortágua, atraindo anualmente centenas de participantes, de todo o País.
É um evento que promove não só as excelentes condições existentes no concelho para a prática desta atividade lúdico-desportiva, como ainda as suas potencialidades naturais e paisagísticas. O concelho oferece muitos e variados trilhos, ao longo da Albufeira da Aguieira e cursos ribeirinhos ou percorrendo a serra e a vasta floresta, dependendo do tipo de percurso escolhido.
FEIRA DA CASTANHA
A Feira da Castanha teve a sua primeira edição em 2008. O evento, organizado pela Associação de Desenvolvimento Social Cultural e Desportivo de Quilho, promove este produto autóctone da aldeia de Quilho e localidades vizinhas, sendo certamente a zona do concelho com maior incidência de castanheiros.
A castanha dá o mote à Feira, mas aqui pode-se apreciar e adquirir todo o género de produtos agrícolas, bem como produtos típicos locais, Bolo de Cornos, pão de trigo, mel, Filhós, Velhoses, Coscorões e licores, tudo de confeção caseira, e ainda cestaria, bordados e tapeçaria, de fabrico artesanal. Pode-se almoçar e saborear pratos de cariz tradicional: Sopa de Pedra, rojões, torresmos, sarrabulho, papas com sardinha assada, entre outros. A música popular, os passeios de cavalo e de charrete, são outras das suas atrações.
No final tem lugar o Magusto, acompanhado da água-pé, oferecido a todos os presentes.
O evento, de características únicas no concelho, é também um meio de ajudar os produtores locais a escoar os produtos da terra.
FEIRA DO PÃO
O evento realiza-se anualmente na localidade da Marmeleira, inicialmente organizado pelo Centro Cultural da Marmeleira e neste momento tornou-se o evento âncora das Aldeias de Portugal – Marmeleira.
O pão constitui o mote deste certame, sendo fabricado pelas “padeiras” locais, que mantém a tradição de semear o trigo e produzir o pão para seu consumo doméstico.
O pão de trigo caseiro ou broa de milho são os principais produtos à venda, mas também se pode ali encontrar o Mel, o Bolo de Cornos e produtos da terra, igualmente de produção caseira.
O artesanato, também, marca presença, com trabalhos em madeira e corda, bordados, cestaria, acessórios de moda (de fabrico artesanal), entre outros.
A feira realiza-se junto do Moinho da Nossa Sra. da Ribeira, onde as pessoas podem assistir à moagem do cereal, adquirir os seus produtos artesanais e experienciar algumas práticas relacionadas com o ciclo do Pão.
O ambiente anima-se, sobretudo, a partir da tarde, com serviço de papas e sardinha assada, atuação de um grupo de tocatas ou gaiteiros da zona e jogos tradicionais, como por exemplo o jogo do prego e da malha.