Mortágua recebe Rally de Portugal a 12 de maio

Campeonato do Mundo de Ralis
Mortágua recebe Rally de Portugal a 12 de maio
O WRC Vodafone Rally de Portugal, que se disputa entre 11 e 14 de maio, tem passagem garantida pelos concelhos de Arganil, Góis, Lousã e Mortágua, logo no segundo dia da prova, sexta-feira, 12 de maio. Estes Municípios celebraram recentemente o contrato-programa de desenvolvimento desportivo com o Automóvel Clube de Portugal e o Turismo Centro de Portugal, renovando a parceria para a realização da prova na Região Centro.
Pelo terceiro ano consecutivo, Mortágua recebe a maior prova de ralis e um dos principais eventos do desporto automóvel a nível mundial. O Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pardal, salienta “o retorno em termos de visibilidade, notoriedade e promoção externa que um evento desta dimensão mundial representa para o concelho de Mortágua e para a Região”, estando certo que a imagem de Mortágua enquanto destino turístico será fortalecida com a edição deste ano do Rally.
“Muito se vai falar de Mortágua por causa do Rali, na Internet, nas Redes Sociais, na Comunicação Social, e naturalmente as pessoas vão conhecer outros atrativos que o concelho tem para oferecer. É uma promoção a uma escala global que vale por muitas campanhas publicitárias”, refere.
O Presidente da Autarquia destaca o investimento feito com a criação da denominada “Mortágua Arena”, “com o objetivo de proporcionar mais espetáculo, quer aos pilotos quer ao público”. Inaugurada na edição transata, atraiu milhares de visitantes, tendo-se já tornado num “santuário” do rali.
Trata-se de um espaço de eleição em pleno coração da especial da Aguieira, com uma zona de saltos e vários ganchos, e que acima de tudo, privilegia o público com a possibilidade de ver “in loco” os pilotos ao longo de dois quilómetros sem sair do mesmo local, graças ao desenho do terreno.
O Rally de Portugal arranca no dia 11 em Coimbra, com a Super-Especial noturna, seguindo-se a passagem pelos municipios de Arganil, Góis, Lousã e Mortágua.
Estudo revela impacto na economia nacional superior a 150 milhões de euros
A forte projeção turística e o grande peso económico que a prova tem nos concelhos abrangidos é comprovado pelo impacto recorde que a competição gerou na economia nacional em 2022, superior a 153,7M€, mais 12,5M€ (8,9%) face à edição de 2019 (antes da pandemia). A conclusão é do estudo elaborado pelo Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CiTUR) – Universidade do Algarve, que avalia anualmente o impacto económico do evento do Automóvel Club de Portugal.
Segundo o mesmo estudo, a despesa direta gerada no rally, formada pelos gastos conjuntos de adeptos (residentes e visitantes), equipas e organização, ascendeu a 76 milhões de euros, mais 3,6% do que em 2019. Deste valor, mais de 78% (59,9 milhões de euros) foi gerado por adeptos não residentes, o que reflete os fluxos turísticos de espetadores portugueses e estrangeiros originados pelo evento.
Relativamente ao Rali de Mortágua, já se sabe que vai ficar de fora do calendário 2023 do Campeonato de Portugal de Ralis. O Presidente da Câmara Municipal lamenta uma decisão que coloca de fora um dos melhores ralis do campeonato e que mais público mobiliza. Segundo Ricardo Pardal, a seleção dos ralis que integram o campeonato devia obedecer a critérios claros e objetivos, ser um processo participado e participativo, envolvendo os vários intervenientes neste espetáculo, desde Federação, Municípios, Pilotos, Clubes, Patrocinadores e Público.
O Presidente da Autarquia lembra o investimento feito no Rali de Mortágua, sendo o exemplo mais recente a Mortágua Arena, estreada na edição transata do Rali de Mortágua e do Rally de Portugal: “Por tudo o que o Município de Mortágua tem feito pela promoção deste desporto, há mais de duas décadas, pelas condições que soubemos criar, pela paixão que os Mortaguenses sempre demonstraram pelos ralis, pela dimensão nacional que envolve o evento, acho que merecíamos estar no calendário. Não é Mortágua, mas sim toda uma região que vai ficar de fora do campeonato nacional, com prejuízo para o turismo e a economia da região ”.
Sem Rali de Mortágua, o Município vai no entanto acolher outros importantes eventos desportivos ao longo do ano de 2023. “Além do Rally de Portugal, iremos ter novamente em Mortágua o Rali Legends em 2023, que foi um enorme sucesso na edição passada, bem como provas de ciclismo de estrada e de BTT. Estes e outros eventos fazem parte daquilo que nós projetamos para Mortágua, uma Mortágua Viva e uma Mortágua Ativa”.