Construção de Ponto de Água em Santa Cristina


A obra está a ser executada pela Junta de Freguesia de Espinho. José António, presidente da Junta de Freguesia, refere que a localização deste novo ponto de água tem uma finalidade principal. “Este ponto de água é mesmo para proteção da aldeia”. Além da mancha florestal envolvente à povoação, lembra que este ano, em meados de agosto, a ribeira de Santa Cristina já praticamente não levava água. Este curso de água podia ser uma fonte de abastecimento, mas no Verão e sobretudo nos anos de seca, acaba por não ser possível a sua utilização.
A previsão é que o Ponto de Água esteja concluído no início do próximo ano e que até ao final de fevereiro possa estar cheio. “Se queremos prevenir, é no Inverno que temos de preparar estes investimentos”, salienta.
Na memória está ainda o violento incêndio ocorrido na primeira semana de outubro de 2017, em que as chamas cercaram a aldeia e algumas habitações tiveram de ser evacuadas.
Atualmente a freguesia conta com oito pontos de água de vária tipologia para prevenção e apoio ao combate a incêndios, e com capacidades que variam entre os 200 m3 e os 900 m3. Estão localizados em Quilho, Espinho, entre Espinho e Vale de Mouro, Truta de Baixo, Vale de Mouro, Vila Meã da Serra, Painçal e Pomares. A estes acresce agora o ponto de água, de 400 m3, em construção em Santa Cristina.
Os pontos de água do Painçal e de Pomares já tiveram intervenções de ampliação, de forma a aumentar a sua capacidade de armazenamento.
Estas infraestruturas permitem (re)abastecer as viaturas dos Bombeiros e outros meios de combate a incêndios rurais (tratores cisternas, viaturas dos Sapadores Florestais), com ganhos de tempo e eficácia no combate. E no caso de alguns Pontos de Água, como é o exemplo deste Ponto de Água de Santa Cristina, servir também o abastecimento de meios aéreos, no âmbito da Defesa da Floresta.
Fazem parte de uma rede de pontos de água que se distribuem por todo o concelho, com especial incidência nas zonas de maior densidade florestal, facilitando as operações de 1.ª intervenção, combate e rescaldo.