Comemoração do 75º Aniversário do Jardim-Escola João de Deus






Comemoração do 75º Aniversário do Jardim-Escola João de Deus
O Jardim-Escola João de Deus de Mortágua assinalou no passado dia 8 de Março o seu 75º Aniversário com uma festa que decorreu no Montebelo Aguieira e que juntou Entidades, Diretores, Educadoras, Funcionárias, Pais e Familiares das crianças que frequentam aquele estabelecimento de ensino, Amigos, bem como antigos Alunos.
Este foi um dia especial, de festa e celebração, de emoções e memórias, destacando-se a presença de muitos alunos que passaram por aquela Instituição e ali aprenderam a ler e a escrever com a “Cartilha Maternal”, o método de ensino de João de Deus.
Quatro crianças do Jardim-Escola foram convidadas a descerrar simbolicamente a placa do 75º Aniversário que irá ser colocada no interior do estabelecimento de ensino, onde já se encontram outras que assinalam datas marcantes na vida da Instituição, como a visita do então Presidente da República, Jorge Sampaio, em 1998.
Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pardal, recordou a sua breve passagem e as suas memórias como aluno do Jardim-Escola e sublinhou que durante décadas foi o único espaço existente no concelho que proporcionou o acesso das crianças à Creche e ao Pré-Escolar, onde centenas de crianças aprenderam as primeiras letras e números, fizeram a sua aprendizagem básica e adquiriram regras e princípios.
Deixou palavras de agradecimento e reconhecimento público ao Jardim-Escola João de Deus, na pessoa da sua atual Diretora, Ana Isabel, pelo trabalho que a Instituição tem desenvolvido ao longo destes 75 anos ao serviço da educação no concelho, e sempre com uma preocupação social, conforme vontade do pedagogo João de Deus.
E enalteceu a história do Jardim-Escola João de Deus de Mortágua. “É uma história feita de pessoas, do altruísmo dos seus fundadores e da equipa que os acompanhou em tempos difíceis. Uma história feita de todos aqueles e aquelas que ao longo destes 75 anos fizeram com que ela crescesse, se desenvolvesse e deixasse uma boa formação por sucessivas gerações”.
A Diretora do Jardim-Escola, Ana Isabel, referiu que a instituição não podia deixar de assinalar uma data tão importante como são 75 anos a servir as crianças e as famílias de Mortágua, com a coincidência da efeméride coincidir com a data de aniversário de João de Deus, que se fosse vivo, completaria 193 anos de idade neste dia.
“Celebramos este dia todos com o mesmo espírito, afeto e carinho por uma casa a que chamamos nossa e que desde o início foi denominada como “ninho de amor”. O serviço educativo que prestamos às nossas crianças, o desenvolvimento das suas aprendizagens, das suas competências, dos seus valores, e do seu desenvolvimento global, são marcadas sempre por uma grande carga afetiva”, afirmou.
No final deixou agradecimentos a todos os que colaboram e apoiaram na realização da festa de aniversário, incluindo o Município de Mortágua.
Além das intervenções, a cerimónia ficou marcada por outros momentos. As crianças dos vários grupos etários interpretaram o Hino Nacional, o Hino do Jardim-Escola João de Deus, o Hino do Jardim-Escola de Mortágua, o poema “Lágrima Celeste” (do poeta João de Deus), e recriaram a romaria ao Cabeço do Senhor do Mundo, com as suas tradições (as merendas, as vendedeiras e os vendedores com os seus pregões, as canções populares e as danças de roda, a procissão), um momento que deliciou toda a assistência.
E pelo lançamento do livro "O João de Deus de Mortágua, Memória de memórias", da autoria da Profª Zília Gonçalves, que constitui um valioso documento sobre a história e a vida da instituição para memória futura.
O Presidente da Câmara agradeceu mais este contributo da Profª Zília Gonçalves, a sua dedicação e paixão pelo estudo e investigação de temas relacionados com a história e a cultura do nosso concelho, a que se acrescenta mais este trabalho na área da Educação.