Teve início a empreitada de remodelação do Sistema de Águas Residuais de Cortegaça
Teve início no passado dia 3 a empreitada de remodelação do “Sistema de Águas Residuais Domésticas de Cortegaça”. A obra representa um investimento municipal de 87.850,55 euros e visa resolver os atuais constrangimentos, estando prevista a construção de uma Estação Elevatória e o encaminhamento de todo o caudal dos esgotos de Cortegaça para a ETAR de Mortágua. A empreitada tem um prazo de execução de 120 dias.
Também no corrente mês entrou em funcionamento a primeira das Estações Elevatórias de Águas Residuais (EEAR) do sistema de tratamento de Vila Pouca. Esta EEAR abrange a maior parte da população daquela aldeia. A entrada em funcionamento da segunda EEAR está dependente da ligação elétrica por parte do operador, o que deverá acontecer em breve.
As Estações Elevatórias fazem a bombagem das águas residuais para o coletor de Macieira e a sua condução para a ETAR de Mortágua.
Prosseguem em bom ritmo os trabalhos da 2ª fase da rede de saneamento básico de Sula (zona norte da povoação), estando atualmente a ser executado o emissário de ligação à futura ETAR. A obra está a ser executada por administração direta.
Ainda na área do Saneamento Básico, procedeu-se recentemente à limpeza integral do coletor de esgotos domésticos da Avenida do Reguengo, com o objetivo de assegurar a sua manutenção e a eficaz drenagem dos efluentes. No decorrer destes trabalhos foram encontrados resíduos estranhos ao esgoto doméstico, pelo que se sensibiliza os munícipes para esta realidade, uma vez que causa problemas de obstrução no coletor, além de afetar a eficácia e eficiência dos sistemas de bombagem e tratamento.