Rally Legends regressa nos dias 3, 4 e 5 de novembro

Rally Legends regressa nos dias 3, 4 e 5 de novembro
Decorreu ontem no Palace Hotel do Bussaco, a apresentação da edição deste ano do Rally Legends, mais uma vez organizado pelo Clube LusoClássicos e a parceria dos Municípios da Mealhada, Mortágua e Penacova, e Turismo Centro de Portugal.
A sétima edição do evento está marcada para os dias 3, 4 e 5 de novembro, com uma partida simbólica em cada um dos municipios. Logo no primeiro dia, a partir das 18h10, a Praça do Município de Mortágua recebe as viaturas que vão ficar no parque fechado, estando marcada para as 20h00 a partida para a Super Especial de Mortágua, a ter lugar junto a Vale de Açores.
No dia 5 a prova regressa ao concelho de Mortágua, com a realização do troço Trezói - Bussaco, com início às 10h05 e duas passagens.
Na Conferência de Imprensa de apresentação do Rally, os três autarcas da região reconheceram a importância deste evento para a promoção do território e da marca Bussaco.
O Presidente da Câmara Municipal da Mealhada, António Franco, referiu que o Rally Legends contribui para a afirmação e promoção da marca Bussaco, dando a conhecer todo o património natural e cultural desta região, sendo ainda uma mais-valia para a economia deste território. “Consideramos que é uma mais-valia esta ligação que nós temos há cerca de um ano e meio quando decidimos juntar os três municípios envolventes à Mata do Bussaco para promover o Rally Legends. ”Este projeto é uma mais-valia para o Bussaco, para estes três municípios, para a região, e até para o país”, afirmou.
A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Penacova, Magda Rodrigues, assinalou o gosto de Penacova se associar a um “projeto diferenciador e de sucesso” que tem como epicentro a marca Bussaco. “Penso que já todos nós percebemos que trabalhando em rede ganhamos muito mais, e portanto esta parceria, que traduz também uma relação de amizade que une os nossos territórios à volta da Mata do Bussaco, é algo que devemos valorizar com esta e outras iniciativas, que também estamos a trabalhar”.
Em representação do Município de Mortágua, Ricardo Pardal, destacou a importância deste evento que liga três concelhos com uma contiguidade territorial e vários pontos em comum. “O Rally Legends é uma âncora de uma estratégia para os nossos três territórios, que assenta na nossa identidade, no nosso património, ou seja, o Bussaco e a serra do Bussaco, o Mondego e a Aguieira. Estamos a desenvolver um trabalho de raíz para termos uma marca Mondego-Bussaco que identificará uma estratégia de desenvolvimento do turismo nos nossos três municípios, e este Rally Legends é efetivamente uma dessas âncoras”.
O Presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, justificou as razões da adesão do Turismo Centro de Portugal a este evento, com a confiança dos seus parceiros e dos promotores, mas também com outros fatores. “São três dias de rali, são três Municipios. Tem esta vantagem competitiva de ser um evento que não se esgota num dia, tem a possibilidade de ter três, quatro dias, e mais ainda quem vem antes e fica depois”. Outra razão de peso prende-se com o calendário da prova, mês de novembro, que normalmente é uma época baixa de eventos.” Além da duração alargada do evento, há também o facto de decorrer fora do período normal da procura turistica, e isso ajuda-nos muito a esbater, primeiro a estadia, e agora as questões da sazonalidade”.
Em nome da entidade organizadora, Diogo Ribeiro, Presidente da Direção do Clube LusoClássicos, referiu que as inscrições iniciaram há duas semanas e vão prolongar-se até ao final de agosto. “Temos muitos portugueses e um grande número de espanhóis já inscritos, bem como muitos ingleses”, adiantou. “Tudo isto surge porque o trabalho foi bem desenvolvido no ano passado e ao longo do ano foi também muito bem promovido para criar a marca Legends que nós tanto queremos. O cenário está criado para que o Rally Legends continue a ser uma referência”, afirmou.
Na edição do ano passado estiveram presentes equipas de Espanha, Itália, Irlanda, Inglaterra, Finlândia, além de pilotos nacionais. “Temos normalmente cerca de 50% de equipas estrangeiras”, referiu.
Durante os três dias de prova, o público vai poder ver em ação (e recordar) carros míticos e clássicos que fizeram história nos ralis, e belas máquinas, e com muitos momentos de proximidade nas várias concentrações e na festa final do pódio. Além de ser uma prova automobilística, o Legends tem uma vertente social e turística, que o torna um evento diferenciador em relação aos chamados campeonatos.
Municipios, Turismo Centro de Portugal, Clube LusoClássicos, acreditam que estão reunidas as condições para a região do Bussaco ser palco de um grande evento e espetáculo, não só desportivo, mas também de promoção turística da região, tendo como elemento central a serra do Bussaco, com toda a sua beleza natural e paisagística, o seu rico património histórico-militar, cultural, religioso, sem esquecer a gastronomia.