Municípios de Mortágua, Mealhada e Penacova criam marca “Mondego-Bussaco”
Municípios de Mortágua, Mealhada e Penacova criam marca “Mondego-Bussaco”. Promoção turística e cultural conjunta do território dos três municípios.
Os Municípios de Mortágua, Mealhada e Penacova pretendem potenciar a divulgação e atratividade do seu território, de uma forma conjunta e concertada, e avançaram para a criação da marca “Mondego-Bussaco”. O protocolo de parceria que enquadra esse objetivo e projeto de Marketing Territorial foi assinado no passado dia 23 pelos Presidentes de Câmara dos três Municípios (Ricardo Pardal-Mortágua, António Jorge Franco-Mealhada, Álvaro Martins- Penacova).
O protocolo de parceria consubstanciado na marca Mondego-Bussaco “visa promover e dinamizar a oferta turística dos três concelhos, estruturando a abordagem de comunicação e relacionamento com o mercado, aumentando a capacidade para mais interesse e procura turística dos municípios, a partir de uma oferta concreta, focada e dirigida aos segmentos turísticos identificados”.
A concretização do projeto passa, numa primeira fase, pela definição de um plano de comunicação, a implementar no curto prazo, e numa segunda fase, pelo desenvolvimento das ações que integram esta operação de dinamização cultural e turistica; a consolidação da marca, com capacidade para ser utilizada enquanto ativo de promoção territorial, e a consolidação da lógica de parceria na prossecução deste objetivo comum assumido pelos tres municípios.
O plano de promoção integra eventos culturais e desportivos, a gastronomia, os vinhos, a etnografia, a natureza, o património (histórico, cultural, artístico, espiritual e religioso), a saúde e o bem-estar, promovendo os principais pontos de interesse e produtos turísticos que identificam a região formada pelos três municípios.
No caso concreto de Mortágua, são identificados três produtos turísticos relevantes a promover, que são a “Mortágua Viva”, a “Mortágua dos Sentidos” e a “Mortágua Ativa”.
O Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pardal, refere que a marca Mondego-Bussaco traduz a vontade e o compromisso dos três Municipios de trabalharem em conjunto e em estreita cooperação no sentido de promover e potenciar mais este território, que tem as suas especificidades, a sua diversidade, mas também muitos pontos em comum, como a serra do Bussaco e o rio Mondego, que dão o mote ao projeto”.
Ricardo Pardal destaca as mais-valias desta parceria: “Temos este objetivo comum de atrair mais visitantes ao território dos tres municípios, de dar mais visibilidade e escala à sua promoção, e de afirmar a marca Mondego-Bussaco como um destino de eleição e de qualidade, contribuindo, assim, para o desenvolvimento turístico e económico desta região”.