Município reabilita pontões e açudes

O Município de Mortágua executou obras de reabilitação em três pontões que se encontravam em mau estado de conservação e risco de desmoronamento, por efeito das intempéries ao longo dos anos. Um dos pontões serve de acesso florestal e está situado na várzea da Ribeira; outro serve de ligação da E.M. Ribeira-Vila Boa, ambos na freguesia de Espinho.
Relativamente ao pontão da E.M. Ribeira - Vila Boa tratou-se de uma obra de conservação e reabilitação geral, sendo que no caso do pontão da Ribeira pode-se falar mesmo da construção de uma nova estrutura, envolvendo novo tabuleiro, reforço de encontros, muros de contenção das margens. Vão ainda ser colocadas guardas laterais de proteção nos dois pontões.
Foi ainda executada a reabilitação do pontão na E.M. Lourinha de Baixo-Cerdeira, na freguesia de Cercosa. Este pontão funciona como passagem hidráulica e ligação viária, tendo a intervenção representado um investimento superior a 50 mil euros.
As várias intervenções foram executadas durante os meses estivais, aproveitando a diminuição do caudal das ribeiras, uma vez que no inverno torna-se tecnicamente impossível a sua realização.
Além da reabilitação dos referidos pontões, procedeu-se também à reabilitação e reforço de açudes, em Caparrosinha e a jusante do pontão Ribeira/Vila Boa, e à consolidação de margens junto ao denominado “açude do Valentim”, na várzea de Monte de Lobos - Vale de Remígio. As intervenções nos açudes inserem-se numa estratégia de requalificação de ribeiros e riachos, tendo como objetivos a consolidação das margens, a proteção dos terrenos e o aumento da capacidade de retenção de água, mantendo o caudal ecológico (essencial para a fauna piscícola e o apoio às áreas agrícolas) e reduzindo o impacto ambiental nos períodos de seca. As ações pontuais de desassoreamento inserem-se também nessa estratégia de valorização das linhas de água.
Este conjunto de intervenções já executadas, em pontões e açudes, representa um investimento municipal na ordem dos 130 mil euros.
Até ao final do presente mandato a Câmara Municipal tem previsto executar mais obras de requalificação de açudes, bem como dar continuidade às ações de desassoreamento de ribeiras.