Município promoveu limpeza das margens da ribeira de Mortágua
O Município de Mortágua procedeu a uma ação de limpeza e remoção de espécies invasoras e infestantes nas margens da ribeira de Mortágua, na zona denominada de Caneiro, com o objetivo de controlar a proliferação destas espécies (silvados, acácias e outras), proteger e valorizar o ecossistema ribeirinho e a biodiversidade. Além disso, procedeu-se à retirada de um grande volume de árvores que estavam caídas para o leito da ribeira, de forma a garantir a desobstrução e facilitar o normal fluxo do curso da água, reduzindo também assim o risco de cheias e de erosão das margens.
Estas intervenções foram executadas pela equipa de sapadores florestais do Município e com o apoio de equipamentos mecânicos pesados, também do Município.
Este tipo de intervenções são executadas com alguma frequência, antes da chegada do Inverno. A ribeira de Mortágua é uma das principais linhas de água que atravessa o concelho, para onde drenam inúmeras linhas de água, quer temporárias quer permanentes, oriundas das freguesias de Espinho, Pala e Sobral, tendo como destino final o rio Mondego.
Refira-se que ao Município de Mortágua está a preparar um projeto para recuperação ambiental das principais linhas de água do concelho, como complemento do esforço para a garantia da qualidade das águas, nomeadamente através do investimento que está a ser feito na melhoria, eficiência e monitorização dos sistemas de tratamento de águas residuais.
O projeto de intervenção, a submeter a candidatura ao Programa Centro 2030, prevê a reabilitação e valorização de 32km da rede hidrográfica do concelho, intervindo quer ao nível das galerias ripícolas quer das linhas de água.

