Município garante continuidade do Contrato Local de Desenvolvimento Social
O Município de Mortágua vai implementar um novo Contrato Local de Desenvolvimento Social, de 5ª Geração. Após o términus do CLDS - 4G, o Executivo Municipal decidiu manter a equipa técnica e dar continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido até à aprovação desta nova candidatura, considerando a relevância social do mesmo.
O projeto do CLDS -5G do Município de Mortágua, intitulado “Viver+ Viver Feliz”, tem como público-alvo a população idosa e visa promover a qualidade de vida, a autonomia, o bem-estar, a inclusão e capacitação da população idosa, através da implementação de um Plano de Ação que integra 11 atividades inseridas no eixo de intervenção “Promoção da Autonomia, Envelhecimento Ativo e Longevidade”.
Através dessas ações pretende-se aumentar os níveis de bem-estar, autoestima e autonomia da pessoa idosa, promover uma população idosa mais ativa e participativa, fomentar hábitos de vida saudável (realização de atividades físicas/ginástica e motricidade nas localidades do concelho) e dotar os idosos de competências em termos de segurança e prevenção, bem como fomentar a partilha de experiências, a socialização e o convívio intergeracional (dinamização de oficinas intergeracionais). A criação de um serviço móvel de proximidade especialmente vocacionado para prestação de um serviço itinerante na área social, da saúde, da animação e cultura, e para a informação/sensibilização sobre várias temáticas (direitos sociais, saúde, nutrição, ambiente, segurança, envelhecimento ativo e saudável, prevenção de quedas, preparação para a reforma), é outra das ações preconizadas. Pretende-se também envolver a comunidade através de ações de informação e sensibilização para as temáticas relacionadas com a prevenção da violência sobre a pessoa idosa (violência doméstica e de género), capacitar a comunidade de ferramentas de resposta para situações de emergência social e incentivar o voluntariado social.
Segundo o presidente da Câmara Municipal, este projeto constitui “um instrumento de resposta às necessidades de uma parte significativa da nossa população, reforçando as políticas sociais do município e promovendo mais inclusão e melhor qualidade de vida junto da população idosa”. Ricardo Pardal refere que “o envelhecimento ativo é um dos grandes desafios da nossa sociedade e do nosso tempo”, para o qual temos de encontrar as respostas adequadas, envolvendo em parceria e cooperação as entidades locais, regionais e nacionais, e toda a nossa comunidade.
O CLDS - 5ª Geração tem como Entidade Promotora a Câmara Municipal e como Entidade Coordenadora a ADICES. A vigência do projeto é de 4 anos, iniciando no dia 1 de outubro de 2024 e finalizando em 31 de outubro de 2028.
Tem assegurado um financiamento de 492.880,00 euros pelo Programa Pessoas 2030.