Município de Mortágua na BTL





Turismo. Município deu a conhecer “Mortágua Verde” na BTL.
O Município de Mortágua esteve presente na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que decorreu de 1 a 5 de Março, na FIL (Parque das Nações).
Mortágua surgiu integrada no espaço da CIM Região de Coimbra, que este ano tem como tema da sua participação a questão da sustentabilidade ambiental.
No dia 3 decorreu a apresentação do Município de Mortágua, com a presença do Executivo Municipal.
Sob o mote “ Mortágua Para as Pessoas. Mortágua é Vida”, o Vereador Luís Filipe Rodrigues fez a apresentação da oferta turística de Mortágua, acompanhada de um vídeo promocional do concelho.
A apresentação fez enfâse na Mortágua Verde, o compromisso do Município com a sustentabilidade ambiental, protegendo, preservando e valorizando a natureza e os recursos naturais como fator de qualidade de vida dos seus habitantes e de atração de visitantes/turistas ao território.
Mortágua fez-se representar na BTL com material de divulgação e promoção do Concelho, o seu vídeo promocional e uma mostra de produtos da gastronomia local (Bolo de Cornos, pastel Senhor do Mundo, e os nossos vinhos da região do Dão)
“Viemos à BTL mostrar e partilhar o que somos, a nossa identidade como povo e como território”, referiu o Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pardal, sublinhando que Mortágua Verde é um dos sete vetores estratégicos que traduzem o projeto que temos para Mortágua, aquilo que são as nossas ações e os nossos anseios para Mortágua e para os Mortaguenses”. Um concelho densamente florestado e com uma grande biodiversidade e preocupação de sustentabilidade, que está na vanguarda da utilização e valorização das energias renováveis (hídrica, eólica, biomassa e fotovoltaica).
“E trouxemos aqui as nossas pessoas, a nossa forma de receber e de estar, os nossos produtos endógenos, a nossa gastronomia, os nossos vinhos, os nossos percursos pedestres e de BTT, e tudo o que de bom temos para oferecer aos visitantes”, acrescentou.
A apresentação serviu também para promover a Mortágua Florestal – Feira da Economia e da Floresta, que terá lugar nos dias 26, 27 e 28 de maio.
O Presidente da Câmara lembrou que a floresta ocupa 82% do território e representa um pilar do desenvolvimento económico do concelho, sendo um fator gerador de riqueza e de emprego. “Não devemos ter receio de dizer e assumir que é uma floresta muita virada para a produção de madeira, para a atividade económica. Mas tendo sempre presente as preocupações de gestão sustentável e ordenamento da floresta, de proteção e preservação da biodiversidade, criando mosaicos com as outras espécies autóctones que temos no nosso território, que além da sua função ecológica e lúdica, são também importantes em termos de redução do risco de incêndio. Este equilíbrio e complementaridade de funções é possível e desejável, com bom senso, trabalho em rede, sensibilização e regulamentação”.