Mortágua recebeu enchente de público para ver os melhores pilotos do Mundo
Mundial de Ralis. Mortágua recebeu enchente de público para ver os melhores pilotos do Mundo.
Pelo terceiro ano consecutivo Mortágua recebeu o Rally de Portugal, quinta prova do calendário do Mundial de Ralis (WRC). Milhares de pessoas marcaram presença em Mortágua no passado dia 12 para assistir à sétima classificativa, com uma extensão de 18,5km e incluída no primeiro dia de prova. A classificativa contou com duas Zonas Espetáculo (ZE), Felgueira e Mortágua Arena, tendo sido sobretudo nesta última ZE que se concentrou mais público, pelas suas características únicas em termos de cenário e amplitude, pois permite aos adeptos ter uma visão panorâmica dos carros em ação num anfiteatro natural de 1,2 km, e com toda a segurança.
A Mortágua Arena foi novidade na edição transata do Rally de Portugal e já se tornou num dos locais de referência do Rally, pelo seu desenho, formando vários declives, pela sua extensão em campo aberto, e finalmente pela sua espetacularidade, desde logo a zona de salto situada à entrada para o circuito.
Além de bandeiras de Portugal (e do Município de Mortágua) foi visível a presença de bandeiras de Espanha, Finlândia, entre outras, mostrando que este é um desporto que arrasta adeptos vindos de vários pontos do Mundo, que vêm apoiar os pilotos das suas nacionalidades.
Além da vertente desportiva, da emoção e paixão que o rali desperta nos adeptos da modalidade, há a salientar a ampla divulgação que Mortágua teve nas últimas semanas, e em especial na semana da prova, com transmissões em direto nas Televisões, destaques nos Jornais, Rádios, e sobretudo nas Redes Sociais, com referências não só à prova mas também ao concelho de Mortágua, designadamente a nível turístico.
A título de exemplo, no site do ACP (Automóvel Club de Portugal) e no site oficial da prova podia-se encontrar uma página muito completa dedicada a Mortágua, com o título “Mortágua - o refúgio natural da Beira Alta”. Essas páginas, ilustradas com fotos, continham menção dos pontos de interesse a visitar (albufeira da Aguieira, Quedas de Água das Paredes, Parque Verde da Ponte), o que comer (Lampantana, Bolo de Cornos), o que fazer (Percursos Pedestres), acompanhada de um vídeo promocional do concelho, e um guião do que se pode ver e fazer durante um dia em Mortágua, com sugestões de caminhadas, visitas a locais de interesse patrimonial e histórico, entre outras, e convidando a passar uns dias de férias nesta zona da Beira Alta.
A essa promoção mediática e turistica, deve-se acrescentar a dinâmica gerada pelo rali na economia local, desde a Restauração/Hotelaria e Alojamento, passando pelas compras de produtos no Comércio Local, por exemplo a nível de alimentação e bebidas, por parte dos adeptos que se deslocam para as zonas espetáculo.
“É inegável o impacto que uma prova com esta dimensão e visibilidade a nível mundial traz para o nosso concelho e para esta região do centro do país. Ao acolher um evento como o Rally de Portugal damos um impulso de vida a Mortágua e à região em termos desportivos, económicos e turísticos. É uma oportunidade única de promoção e marketing destes territórios a uma escala global, se pensarmos que a Internet é uma janela aberta para o mundo”, refere o Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pardal.
Os Municípios de Mortágua, Góis, Lousã, Arganil, Coimbra e Figueira da Foz, em parceria com Automóvel Club de Portugal e o Turismo Centro Portugal, representam a Região Centro no Rally de Portugal.