Mortágua recebeu a 1ª prova da Taça de Portugal de XCM
Realizou-se no passado dia 24 a Maratona BTT de Mortágua, 1ª prova da Taça de Portugal de XCM e pontuável ainda para a Taça Regional XCM. A prova organizada pelo Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Mortágua, em colaboração com a Associação de Ciclismo da Beira Alta e o apoio do Município de Mortágua, contou com quase 500 participantes, distribuídos por três provas/percursos distintos: Maratona com a distância de 95 Km, Maratona Curta, 75 Km e Meia Maratona, 45 Km.
A partida teve lugar junto à Praça do Município, tendo o Presidente da Câmara dado as boas vindas aos atletas e desejado uma boa prova.
Renato Ferreira, da equipa MOVEFREE - MREVENTUS, foi o grande vencedor da Maratona Elite com o tempo de 3h:45m. Bruno Sancho, de Mortágua, e a correr pela equipa da casa, a SAGIPER/NSCP de Mortágua foi o 4º nesta prova, a 3m:45s do vencedor.
Na Maratona Curta o vencedor foi o suspeito do costume, David Vaz, com o tempo de 3h:05m:35s. Na Maratona Curta, mas femininos, a vencedora foi Melissa Maia, da equipa Guilhabreu MTB Team, com o tempo de 3h35m:14s, seguida de Maaris Meier, da equipa SAGIPER/NSCP de Mortágua, a 9m:07s, e com direito a subir ao pódio.
Finalmente na Meia Maratona o vencedor foi Carlos Barbosa, da equipa Pateira do Carregal Sports Team, com o tempo de 1h:54m:18s. Rúben Almeida, da SAGIPER/NSCP de Mortágua foi 4º nesta distância, a 5m:22s do vencedor.
Cláudio Matos, Presidente da Direção do Núcleo sportinguista de Mortágua fez um balanço positivo da prova: “Acho que correu bem, tivemos ainda um ótimo dia de Primavera, que ajudou quer os atletas quer a organização. Podemos dizer, a preceito, que correu tudo sobre rodas”.
Este foi o segundo ano consecutivo de uma prova da Taça de Portugal BTT organizada pelo Núcleo sportinguista. “É sempre uma grande responsabilidade, tratando-se de provas federadas, e da nossa parte há um grande esforço e empenho para responder à exigência e ao rigor inerentes a uma competição de nível nacional”.
Mortágua é uma referência no ciclismo
O Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pardal, felicitou o Núcleo sportinguista de Mortágua por mais uma excelente organização, “que trouxe ao nosso concelho muitas centenas de pessoas, entre atletas, técnicos, familiares dos atletas, mas também vida e colorido às nossas aldeias”. “Nos últimos anos Mortágua tem sido palco de provas da Taça de Portugal, é um reconhecimento por parte da Federação, e tal constitui um motivo de orgulho para o município, para a nossa comunidade, e naturalmente para o próprio Núcleo”.
Destacou ainda a atividade do Núcleo sportinguista de Mortágua na divulgação e promoção do ciclismo em Mortágua, na modalidade do BTT, envolvendo já um número considerável de jovens em competições, e a aposta na formação através da sua Escola de Ciclismo. “Tem sido uma evolução extraordinária em termos de crescimento e desenvolvimento da modalidade, e de resultados”.
Ricardo Pardal refere que a promoção ou apoio à realização de eventos desportivos, bem como a promoção da atividade físico-desportiva na população, está hoje centrada na marca e conceito estratégico que é a “Mortágua Ativa”. “Trata-se de incentivar a utilização e o usufruto dos equipamentos e das condições naturais em termos desportivos e lúdicos, de fomentar a atividade física e desportiva em todas as faixas etárias da população, desde as crianças e jovens até aos idosos, contribuindo para uma vida mais ativa, saudável e harmoniosa”, afirma.
Mortágua vai receber prova internacional de Cross Country XCO
O Presidente da Associação de Ciclismo da Beira Alta, Pedro Martins, sublinhou o facto da região da Beira Alta estar mais uma vez integrada no calendário das provas nacionais, e mais ainda, no arranque da nova temporada da Taça de Portugal de Maratonas.
E enalteceu a organização do Núcleo sportinguista de Mortágua: “Mais uma prova da Taça de Portugal de Maratonas em Mortágua, e mais uma vez muito bem organizada. É nosso objetivo manter esta colaboração, com o apoio do Município, que é também um amigo do ciclismo, e certamente que vamos continuar a ter este tipo de iniciativas no concelho de Mortágua”.
Adiantou que Mortágua irá receber no mês de Maio uma prova de BTT internacional, um Cross Country XCO, que vai trazer atletas de renome mundial e uma possível qualificação para os Jogos Olímpicos deste ano.