Mortágua e a marca Mondego – Bussaco promovidos na BTL
O Município de Mortágua marcou presença na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) que se realizou de 28 de fevereiro a 3 de março, no pavilhão da FIL. Mortágua fez-se representar no stand da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, que promoveu os 19 municípios desta região.
No stand da CIM-RC foram destacados alguns produtos/eventos turísticos da região, como o Rali de Portugal, prova do Campeonato do Mundo que se realiza de 9 a 12 de maio, com passagem em 6 municípios da Região de Coimbra, entre os quais Mortágua (no dia 10 de maio). Os autarcas dos seis municípios da CIM-Região envolvidos na prova, o Presidente do Automóvel Clube de Portugal, Carlos Barbosa, e a Vice-Presidente do Turismo Centro de Portugal, Anabela Freitas, e o piloto Bernardo Sousa, fizeram intervenções, promovendo aquele que é o maior evento desportivo nacional e também um dos maiores a nível mundial.
O Presidente da Câmara Municipal de Mortágua, Ricardo Pardal, na sua intervenção, deixou público agradecimento ao ACP, na pessoa do presidente Carlos Barbosa, por Mortágua voltar a ter duas passagens da prova. “É para nós uma satisfação ter novamente duas passagens do Rali de Portugal no troço de Mortágua, como tivemos no passado, e é também algo que satisfaz as nossas gentes e todos os que andam à volta do Rali”.
Adiantou que o Município está a preparar um dia de festa e animação na Mortágua Arena, onde se concentram milhares de pessoas para ver a prova com uma vista panorâmica.
Ricardo Pardal sublinhou a importância da prova para o Município, para a Região de Coimbra e para a Região Centro, referindo que o impacto do Rali de Portugal não se cinge apenas ao dia da prova, começa dias ou semanas antes, com os testes, os treinos, as dormidas. Para além do impacto desportivo e económico, destacou a projeção, a nível nacional e internacional, que a prova traz para a região e para cada um dos municípios.
No final deixou o convite às pessoas para visitarem Mortágua, não só por causa do Rali, mas também para visitar e conhecer outros pontos de atração, desde as paisagens, a natureza, a gastronomia e a hospitalidade das gentes locais.
A BTL foi também oportunidade para a apresentação da marca turística Mondego – Bussaco, tendo um espaço próprio para a promoção da marca. Os autarcas António Franco - Mealhada, Ricardo Pardal - Mortágua e Álvaro Coimbra – Penacova, deram a conhecer a marca e a oferta turística agregada dos três municípios e convidaram o visitante a visitar e a desfrutar do melhor que a região tem para oferecer, entre Natureza, História, Gastronomia e Vinhos. Foram apresentados três eventos que vão ser dinamizados no corrente ano sob a marca Mondego- Bussaco: Swimrun Portugal, Rally Legends Clássicos e recriação histórica da Batalha do Bussaco.
O Presidente da Câmara Municipal de Mortágua, Ricardo Pardal, destacou a oferta diversificada e diferenciadora do território, com vários produtos que se complementam nos três concelhos, e que permitem ao visitante ter experiências únicas. Deixou o desafio aos operadores turísticos para agarrarem a marca que foi criada e a promoverem também este novo produto e destino turístico.
A marca Mondego-Bussaco teve também apresentação no Pavilhão Turismo Centro de Portugal. A Vice-Presidente do Turismo Centro de Portugal, Anabela Freitas, elogiou a marca, o trabalho conjunto, e referiu que é um projeto inovador destinado ao sucesso.
No final das apresentações houve lugar a uma degustação de produtos dos três concelhos: vinhos e espumantes do Dão (Mortágua) e da Bairrada (Mealhada) e doces conventuais (Penacova).
Mortágua mostrou-se na BTL também através de representantes do seu tecido empresarial com ligação ao setor do Turismo. A Sociedade Agrícola Boas Quintas promoveu os seus vinhos, e em particular o GANDARADA Veni, Vidi, Vici, um vinho tinto Dão em edição limitada inspirada na 3ª Invasão Francesa. Também a Mimosa Village, unidade de alojamento turístico situada na aldeia de Falgaroso da Serra, promoveu a sua oferta de alojamento em espaço rural, perfeitamente integrada nas experiências associadas à marca Mondego-Bussaco (com as quatro casas apelativamente identificadas e decoradas com o nome de plantas silvestres - Trevo, Carqueja, Jasmim, Giesta).
O Presidente da Câmara Municipal faz um balanço positivo da participação de Mortágua na BTL. “Foi uma excelente oportunidade para promover Mortágua e a marca Mondego-Bussaco, e mostrar toda a riqueza e diversidade
deste território, em termos de paisagens, recursos naturais, gastronomia, património, produtos locais. Mas também para promovermos um conjunto de eventos de grande relevância económica e turistica que vão marcar este território ao longo do corrente ano”.