Marmeleira recebeu o Campeonato Regional da Beira Alta de XCO

Decorreu no passado dia 17 a prova BTT da Irmânia, do Campeonato da Beira Alta de XCO.
Organizada pelo Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Mortágua e integrada no calendário da Associação de Ciclismo da Beira Alta, a prova foi disputada debaixo de difíceis condições climatéricas, que tornaram o terreno bastante escorregadio e pesado. Mas nem isso atemorizou os atletas, mesmo os das camadas jovens, que demostraram muita garra e capacidade de resistência.
Na parte da manhã realizou-se o 4º Encontro de Escolas, com um circuito de gincana para Pupilos e Benjamins, e provas para Iniciados, Infantis e Juvenis, um percurso igual de 1800 metros. Estiveram presentes escolas de Mortágua, Tondela, Mangualde, Viseu, Castro Daire, Tábua, Fundão, Belmonte e Cantanhede, num total de cerca de 90 participantes.
À tarde foi a vez da realização da prova do campeonato regional com a participação de atletas das categorias Cadetes (Masc. e Fem.), Juniores (Masc.), Elite (Masc. e Fem.), Masters, além de CPT (Ciclismo Para Todos) e Open (prova aberta).
Na categoria rainha, Elite, o vencedor foi o atleta mortaguense Bruno Sancho, da equipa Korpo Ativo/Penacova, tendo sido a terceira vitória consecutiva nesta prova. O pódio ficou completo com Miguel Alves (Korpo Ativo/ Penacova), 2º classificado, e Rui Ferreira (Vasconha BTT Vouzela), 3º classificado). Hernâni Alves, da equipa SAGIPER/Núcleo SCP de Mortágua, foi 4º lugar nesta categoria. Em Elite Femininos, a vencedora foi Andreia Freitas, do BTT Seia.
O Núcleo do SCP de Mortágua fez-se representar quer no Encontro de Escolas quer na prova do campeonato, através da sua equipa SAGIPER NSCP, tendo sido 4ªclassificada em termos coletivos.
Cláudio Matos, Presidente da Direção do Núcleo do Sporting Cube de Portugal de Mortágua, referiu que apesar da chuva e do terreno enlameado, “os atletas desfrutaram de um percurso singular e desafiante, sempre com algumas novidades ano para ano”. E destacou também o Encontro de Escolas: “é algo que nos enche a alma ver estas crianças e jovens já com uma grande competitividade e com objetivos. O futuro do ciclismo está aqui”.
O Núcleo de Mortágua conta atualmente com cerca de 30 atletas nos vários escalões de competição, nas modalidades de BTT, Granfondo e Downhill.
O Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pardal, marcou presença no evento e na entrega dos troféus, e referiu que “o fomento do desporto é uma aposta do Município de Mortágua, tendo em conta que é um vetor de desenvolvimento do concelho. Mortágua é uma terra de ciclistas e de ciclismo, tanto assim que tivemos duas provas num fim-de-semana. É para nós motivo de satisfação ver tantas crianças e jovens a aprender e a praticar ciclismo, pois são o futuro desta modalidade, seja do BTT seja do ciclismo de estrada”. E felicitou o Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Mortágua: “Está de parabéns, não só por esta organização exemplar, mas sobretudo pelo extraordinário trabalho que está a desenvolver na vertente formação e que está já a dar os seus frutos”.
O Presidente da Associação de Ciclismo da Beira Alta, Pedro Martins, que acompanhou o desenrolar do evento, referiu que o Encontro de Escolas pretende incutir o espírito de competição desportiva nos mais novos, “mas uma competição saudável, num ambiente de festa e divertimento”. E incutir valores como o espírito de equipa, a responsabilidade, o convívio, a alimentação saudável.
Referiu ainda que nos últimos 4 anos duplicou o número de atletas filiados na Associação, sendo atualmente de cerca de 800, entre federados, cicloturistas e atletas de escolas. E felicitou o trabalho que está ser feito em Mortágua: “Temos este projeto da escola de ciclismo que foi retomado com o Núcleo de Mortágua, que está a produzir excelentes resultados. E temos depois o Velo Clube do Centro e a sua equipa profissional de ciclismo, que este ano foi a equipa sensação da Volta a Portugal”. E concluiu. “Mortágua assume-se cada vez mais como capital do ciclismo na região”.
O BTT Irmânia XCO contou com o apoio do Município de Mortágua, da Junta de Freguesia da Marmeleira e a colaboração do Centro Cultural e Recreativo da Marmeleira, além de vários patrocinadores.