Iniciaram aulas de Experimentação do Ténis no 1º Ciclo e Pré-Escolar

Iniciaram aulas de Experimentação do Ténis no 1º Ciclo e Pré-Escolar
Tiveram início na passada semana as aulas de Experimentação de Ténis para os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico e Pré-Escolar, abrangendo mais de 400 alunos. A implementação da prática e fomento do ténis nestes dois níveis de ensino resulta de um protocolo celebrado entre o Município de Mortágua, a Federação Portuguesa de Ténis, a Secção de Ténis do Sporting Clube de Vale de Açores e o Clube Play and Stay.
A promoção da modalidade na escola é dinamizada pelos Técnicos do Desporto do Município no âmbito das AEC (Atividades de Enriquecimento Escolar – Atividade Física e Desportiva), e com o apoio da Secção de Ténis do Sporting Clube de Vale de Açores, que dá acompanhamento e fornece o material desportivo para a prática da modalidade.
Nesta fase as aulas decorrem nos espaços desportivos da Escola Básica Dr. Afonso Abrantes mas está previsto no 3º período a receção dos alunos nos Campos Municipais de Ténis, proporcionando uma experiência de contato mais próxima da realidade.
Francisco Gonzalez, Diretor Técnico da Secção de Ténis do SCV Açores refere que, acima de tudo, pretende-se a promoção e o fomento da prática desportiva nas crianças e a criação de hábitos saudáveis, como é a prática do desporto. “A falta de exercício físico e o sedentarismo nas crianças e jovens, é um problema que afeta a nossa sociedade, e temos de inverter esse caminho, sensibilizando desde tenra idade para a prática do desporto de uma forma geral. E neste caso concreto, propondo uma abordagem experimental à modalidade do Ténis. Se gostarem e quiserem continuar a praticar ao longo do ano, têm sempre a possibilidade da nossa Escola de Ténis”, refere.
O Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pardal, sublinha a importância de se promover a prática desportiva na comunidade e muito especialmente nas camadas jovens. “Antigamente havia as brincadeiras e jogos de rua, as crianças eram mais ativas, e todos sabemos que a realidade atual é bem diferente, em parte devido à influência das novas tecnologias digitais. Tem de haver aqui um equilíbrio, em nome de um estilo de vida mais saudável e mais ativo, promovendo e valorizando o papel do desporto como fator de saúde, de qualidade de vida, de socialização e inclusão”.