Inaugurados relvado sintético da Escola Básica Dr. Afonso Abrantes e campos de padel
Foi inaugurado no passado dia 09 o novo complexo desportivo situado na Gândara. É constituído por campo de futebol com relvado sintético, servindo de apoio à atividade desportiva dos alunos do Pré-Escolar e 1º Ciclo da Escola Básica Dr. Afonso Abrantes, designadamente ao nível das Atividades de Enriquecimento Curricular (área da Atividade Física e Desportiva), bem como aos escalões de formação dos dois clubes de futebol do concelho, Mortágua Futebol Clube e Sporting Clube de Vale de Açores.
“Este investimento é uma mais-valia para a escola, para os clubes e para a comunidade, e representa a aposta que fazemos nos Jovens, no Desporto e na Educação”, refere o Presidente da Câmara.
Segundo Ricardo Pardal, “é importante proporcionar aos jovens as melhores condições para a prática desportiva, respondendo às suas necessidades e expetativas, até para que se sintam mais motivados e passem menos tempo agarrados ao digital”.
Mortágua pode orgulhar-se de ter hoje equipamentos desportivos, sejam escolares ou associativos, de elevada qualidade. “É uma área onde o Município tem investido muito, seja na requalificação dos equipamentos desportivos, municipais, dos clubes e das escolas, seja na criação de novas infraestruturas, como aconteceu agora com este novo complexo desportivo que entrou em funcionamento”.
Estes investimentos, salienta, “ajudam a incentivar a adoção, desde tenra idade, de estilos de vida ativos e saudáveis, e a promover a qualidade de vida das pessoas na idade adulta”.
O complexo desportivo integra ainda dois campos de padel para utilização do público em geral, sendo mais um passo na diversificação da oferta desportiva à população, satisfazendo os que gostam de outras modalidades.
As duas infraestruturas desportivas são servidas por balneários de apoio (para equipas, árbitros, treinadores, possuindo também instalações sanitárias, gabinete médico e arrumos) e dois parques de estacionamento.
Os campos (de futebol e de padel) dispõem de iluminação adequada para a prática desportiva à noite (realização de treinos).
A construção do complexo desportivo representou um investimento global de cerca de 800 mil euros, totalmente suportado pelo Município. É de realçar que uma parte significativa da obra foi executada por meios humanos e técnicos da própria Câmara Municipal, nomeadamente no que respeita à preparação do terreno e às infraestruturas básicas (redes de águas pluviais e residuais, infraestruturas elétricas e de telecomunicações, execução de passeios interiores e exteriores, e de zonas ajardinadas.