Inaugurada Exposição “Imagens do Parlamento Português” patente na Biblioteca Municipal
Comemoração dos 50 anos do 25 de abril em Mortágua
Inaugurada Exposição “Imagens do Parlamento Português” patente na Biblioteca Municipal
Foi inaugurada no passado dia 9, na Biblioteca Municipal Branquinho da Fonseca, a Exposição “Imagens do Parlamento Português”. Trata-se de uma exposição itinerante, cedida pela Assembleia da República, que aborda a evolução política nacional desde a implantação do Liberalismo em 1820 até à atualidade, sendo em simultâneo uma mostra do edifício que acolhe a Assembleia da República – o Palácio de São Bento. Recua à sua fundação como mosteiro em 1598, apresenta a transformação em Palácio das Cortes em 1833 e, posteriormente, no edifício monumental e palaciano que hoje conhecemos.
À história do Parlamento, a partir de1976, é dedicada especial atenção com referência aos partidos políticos representados e ao funcionamento deste Órgão de Soberania. O objetivo é aproximar o Parlamento dos cidadãos e deixar registo da história, da identidade, e do traçado arquitetónico da Casa da Democracia.
A inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pardal, e a Vereadora da Cultura, Ilda Matos, a que se associaram alunos da Escola Secundária de Mortágua e da Academia Saber+ e público em geral.
O Presidente da Câmara dirigiu algumas palavras, manifestando a sua satisfação pela iniciativa que contribui para que as pessoas conheçam melhor a importância e o funcionamento da Assembleia da República, e para aproximar a comunidade deste Órgão representativo onde são tomadas grandes decisões para o futuro do país. Sublinhou o papel da Assembleia da República como Órgão representativo da vontade popular e “casa da democracia” por excelência, refletindo a representatividade da Nação legitimada através do voto livre e universal.
Deixou uma mensagem especial aos jovens ali presentes, referindo que já nasceram num ambiente de liberdade e democracia, mas que até 1974 o País vivia uma realidade completamente diferente, apelando à sua participação ativa na vida politica e cívica, na defesa e consolidação da liberdade e dos valores democráticos que têm no Parlamento um dos seus maiores símbolos.
A visita foi guiada pelo Dr. Francisco Távora, em representação da Assembleia da República, a quem coube fazer a “viagem” pelos 24 painéis expositivos elucidando os presentes dos factos mais importantes da mostra.
A Exposição é complementada com mostra bibliográfica alusiva ao Parlamento e à Democracia, organizada pela Biblioteca Municipal.
A Câmara Municipal convida os Mortaguenses a visitarem esta Exposição, patente ao público até ao dia 30 de abril, no horário de funcionamento da Biblioteca.