Festa de Natal das crianças da Escola Básica Dr. Afonso Abrantes
Realizou-se no passado dia 15 a festa de Natal das crianças que frequentam a Escola Básica Dr. Afonso Abrantes
As crianças finalistas do Pré-Escolar e do 1º Ciclo (4ºano) subiram ao palco para interpretar conhecidos temas de Natal, alguns dos quais com vistosas coreografias, como “Manhã de Natal”, “Floco de Neve”, “Rodolfo, a rena do nariz encarnado”, “Natal de Elvas”, “É Natal, É Natal”, “Vai Nevar”, “Neo Disco” (executado com flautas), “Porta-te bem… o Pai Natal está a chegar”, “Vamos festejar o Natal”, este último com todo o grupo em palco.
Os professores também juntaram-se à festa para interpretar o famoso tema de Natal “Deck the Halls”, e receberam fortes aplausos das crianças.
O ambiente animou-se ainda mais com o anúncio da chegada do Pai Natal, que fez todas as crianças gritarem pelo seu nome, já antevendo que vinham boas surpresas a caminho. E vinham mesmo… o Pai Natal trazia sacos de prendas para distribuir por todas as crianças. Tinha viajado muitos quilómetros e estava cansado, mas contou com a ajuda do Presidente da Câmara e do Diretor do Agrupamento na entrega do saco de prendas a cada turma. As prendas foram abertas já dentro da sala de aula. Cada criança tratou de desembrulhar a prenda, igual para todas, um livro e um Pai Natal de chocolate, oferecidos pela Câmara Municipal, e teve direito ainda a um lanche especial.
Antes desse momento, o Diretor do Agrupamento de Escolas, Rui Parada da Costa, e o Presidente da Câmara, Ricardo Pardal, dirigiram algumas palavras aos pais e familiares ali presentes.
Rui Parada agradeceu a presença dos Pais e familiares, referindo mesmo que esta foi uma das festas de Natal com maior adesão. Afirmou que a escola tem feito um caminho de sucesso e que isso só tem sido possível juntando forças, cooperando para um mesmo objetivo, englobando nesse esforço coletivo Professores, Educadoras, Funcionários e o Município de Mortágua. No que diz respeito à colaboração do Município, destacou concretamente o contributo de projetos como “Da Escola, Agarra a Vida” ou mais recentemente a criação da Equipa Multidisciplinar, para a promoção do sucesso escolar. Deixou também uma palavra de agradecimento à Santa Casa da Misericórdia de Mortágua, que até aqui teve a gestão da cozinha e refeitório da escola, sendo que a partir de janeiro essa responsabilidade irá passar integralmente para o Município.
No final deixou votos de Boas Festas e um Bom Ano para toda a comunidade escolar.
Mortágua é exemplo na promoção do sucesso escolar: taxa de abandono e retenção escolar é de 0% em praticamente todos os anos de escolaridade
O Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pardal, saudou a presença dos Pais, e quis partilhar com os mesmos os resultados do relatório da Educação nos 19 municipios da CIM-Região de Coimbra (relativo ao ano letivo 2021-2022), elaborado pela Estrutura de Missão do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (EM-PNPSE). O relatório revela que Mortágua tem 0% de desistências e de taxa de retenção no 1º, 2º e 3º Ciclos. A nível do Secundário (10º, 11º e 12º anos) tem a segunda taxa mais baixa entre os 19 Municípios, sendo de 0% no 11º ano e nos Cursos Profissionais.
Ricardo Pardal referiu, em nome do Município, sentir-se orgulhoso destes resultados. “Estou pessoalmente orgulhoso e devemos estar todos orgulhosos do que conseguimos”, afirmou. Segundo o Presidente da Câmara, este sucesso é fruto do trabalho colaborativo envolvendo o Município, Agrupamento de Escolas e a Santa Casa da Misericórdia, e da dedicação de todos, Professores, Educadoras Funcionários e Famílias. “Estamos todos de parabéns, este sucesso é para repartir por todos”.
Aproveitou o momento para pedir a compreensão a paciência dos Encarregados de Educação relativamente às obras de ampliação do alpendre na entrada do edifício, as quais sofreram atrasos por razões não imputáveis ao Município. Referiu que a obra deverá ficar concluída nos próximos dois meses.
Nos primeiros meses do novo ano, informou, deverá também entrar em funcionamento o campo relvado sintético, com interligação à escola, que vai servir a população escolar, proporcionando mais e melhores condições para a prática físico-desportiva.
Manifestou a certeza de que o ano de 2024 vai ser mais calmo (sem estes transtornos das obras) e melhor para todos. Terminou desejando a todos um feliz Natal e um próspero Ano Novo, com muita Paz, Saúde e Felicidade.

