Encontro Inter-Concelhio Andebol4Kids em Mortágua




Município de Mortágua recebeu Encontro Inter-Concelhio Andebol4Kids
O Campo da Gandarada foi palco no passado dia 20 do Encontro Inter-Concelhio Andebol4Kids que contou com a participação de equipas dos concelhos de Carregal do Sal, Mortágua, Nelas e Tondela, num total de cerca de 100 praticantes, orientados pelos técnicos de Desporto dos Municipios e dos Clubes, respetivamente.
Cada concelho esteve representado por 4 equipas, tendo sido apuradas 2 equipas (uma masculina e 1 feminina) para o Encontro Distrital que se irá realizar no dia 3 de Junho, em Lamego.
A Vereadora da Câmara Municipal de Mortágua com o pelouro do Desporto, Ilda Matos, marcou presença no evento e na entrega das medalhas (a todos os participantes), assim como o presidente da Associação de Andebol de Viseu, Joaquim Escada, o Diretor Técnico da Associação, Nikolai Bodurov, e o Diretor Adjunto do Agrupamento de Escolas de Mortágua, Rui Alcino.
Em nome do Município de Mortágua, a Vereadora Ilda Matos deu as boas vindas a todos os jovens participantes e aos seus familiares que se encontravam nas bancadas, e manifestou a satisfação por Mortágua ter recebido tanta juventude em ambiente de são desportivismo e convívio. Deixou agradecimentos à Associação de Andebol de Viseu, ao Agrupamento de Escolas de Mortágua pelo apoio à realização do evento (almoço) e por ser parceiro do projeto, e a todos os que estiveram envolvidos na organização.
Antes do recomeço do torneio no período da tarde, os jovens assistiram a um espetáculo de magia a cargo de Zé Mágico, que teve lugar no Centro de Animação Cultural.
O projeto Andebol4Kids resulta da parceria estabelecida entre o Município de Mortágua e a Associação de Andebol de Viseu, em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Mortágua, com o principal objetivo de fomentar e promover o desenvolvimento e o gosto pela modalidade de Andebol no 1º CEB, inserida nas Atividades de Enriquecimento Curricular (vertente Desporto).
O Presidente da Associação de Andebol de Viseu, Joaquim Escada, agradeceu aos parceiros (Municipios, Agrupamentos de Escolas e Clubes) envolvidos no projeto Andebol4Kids, e referiu que o principal objetivo “é que os jovens comecem a gostar de desporto, e incentivar a sua prática regular”. Um segundo objetivo é que comecem a praticar Andebol, alimentando a base dos clubes já existentes ou levando à criação de clubes de andebol nos concelhos onde ainda não existam.
Atualmente há 21 concelhos no distrito que são parceiros no projeto, envolvendo cerca de 12/13 mil alunos. “Queremos que todos os jovens tenham oportunidade de praticar esta modalidade, que além da sua beleza, contribui para o seu bem-estar físico, mental e espiritual”. Referiu ainda a participação de equipas masculinas e femininas, promovendo assim a igualdade de género.
O Andebol é uma modalidade que tem vindo a crescer no nosso paÍs, afirmou, em termos quantitativos e qualitativos: “Temos conseguido apuramento para todos os campeonatos do Mundo e da Europa, há uma série de anos consecutivos, e o andebol feminino está também a dar passos para isso vir a acontecer no futuro. E no Andebol de Cadeiras de Rodas somos campeões do Mundo e da Europa”.