Campo Juiz de Fora com nova iluminação LED
A requalificação do sistema de iluminação do Campo Juiz de Fora resulta de um contrato-programa de desenvolvimento desportivo celebrado entre o IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude, o Município de Mortágua e o Sporting Clube de Vale de Açores, tendo por objetivo a substituição da iluminação do campo de jogos e a promoção da eficiência energética, melhorando assim as condições para a prática desportiva.
O IPDJ comparticipou 67% do investimento total, que rondou os 45 mil euros, tendo o Município de Mortágua assumido a comparticipação da parte do financiamento que caberia ao Clube suportar, cerca de 15 mil euros.
O novo sistema garante uma melhor qualidade da iluminação e permite obter ganhos em termos de economia e eficiência energética, e consequentemente de poupança de consumo e redução dos custos associados.
O Campo da Gandarada, do Mortágua Futebol Clube, vai ser também equipado com o sistema de iluminação LED no âmbito de idêntica candidatura e com o apoio do IPDJ e do Município de Mortágua. Prevê-se que a instalação esteja concluída ainda na corrente semana.
O Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pardal, destaca as vantagens deste investimento, sejam económicas,
contribuindo para reduzir a fatura energética, sejam ambientais, através da utilização de tecnologias mais sustentáveis e amigas do Ambiente. Ao mesmo tempo, diz, é um apoio ao Desporto e aos Clubes, proporcionando mais e melhores condições para a prática desportiva, neste caso para os treinos à noite, e permitindo dar resposta às necessidades competitivas e de formação das crianças e jovens do Concelho. Ricardo Pardal destaca o elevado número de jovens, cerca de três centenas no total, que desenvolvem a atividade desportiva nos dois Clubes, com uma aposta centrada sobretudo na vertente formação.
Este investimento nos campos desportivos enquadra-se num programa de promoção da eficiência energética que o Município tem vindo a implementar, de forma gradual, e com maior incidência ao nível da iluminação pública, tendo já sido substituídas alguns milhares de luminárias de vapor de sódio por luminárias mais eficientes com tecnologia LED, abrangendo dezenas de povoações do concelho. Esse processo de substituição vai ter continuidade no corrente ano.

