Banda Marcial de Fermentelos proporcionou concerto memorável
A Banda Marcial de Fermentelos subiu no passado dia 26 ao palco do Centro de Animação Cultural, tendo proporcionado um magnífico concerto a todos os que tiveram o privilégio de assistir.
Com cerca de 60 elementos em palco, muita juventude, e sob a direção artística do Maestro Hugo Oliveira, a Banda apresentou um repertório variado de géneros musicais que incluiu um Pasodoble (Larga Cordobesa), uma Zarzuela (La Revoltosa - Fantasia Espanhola) Marchas Populares, música ligeira (ABBA in Concert) e a estreia absoluta de um tema, intitulado “o Crestuma”, uma homenagem a António Oliveira, filarmónico e pai do Maestro.
Foram executados três temas encomendados propositadamente para a Banda (“1868”, “Sons do Olival” e “O Crestuma”), da autoria de Nélson Jesus, que esteve presente na assistência.
A Banda Marcial de Fermentelos, também conhecida por Banda Velha ou ‘Rambóia’ como é ainda carinhosamente conhecida, foi fundada em 1868, pelo Padre Alexandre Moreira da Silva Vidal.
No final do concerto o Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pardal, e a Vereadora da Cultura, Ilda Matos, subiram ao palco para fazer a entrega de lembranças do concelho ao presidente da Direção da Banda de Fermentelos. Este retribuiu o gesto com a entrega de lembranças a representantes das três coletividades musicais de Mortágua (Filarmónica, Coral Juvenil Sílvia Marques e Orfeão Polifónico de Mortágua.)
Na ocasião o Presidente da Câmara Municipal agradeceu a presença da Banda de Fermentelos, tendo dirigido palavras de amizade, apreço e de enaltecimento da elevada qualidade do concerto, que ficou bem evidenciada no pedido do público para um encore final. Referiu que o concerto inseriu-se também no espírito das comemorações dos 51 anos do 25 de Abril, salientando que esta data histórica deve ser celebrada em ambiente de festa e júbilo.
Com 157 anos de existência, a Banda Marcial de Fermentelos é a mais antiga coletividade do concelho de Águeda. Do seu extenso e brilhante palmarés constam participações e prémios obtidos em concursos nacionais, os concertos no Pavilhão dos Desportos em Lisboa, no Festival de Vigo (1983), no Parlamento Europeu, em Estrasburgo (2000), nos ciclos intitulados “Bandas em Concerto” organizados pela Delegação Regional de Cultura do Centro (2006, 2007, 2008 e 2011), nos Festivais Internacional de Bandas Amadoras em Cascais (2001), Ibérico de Bandas Civis em Palmela (2002), Internacional de Bandas e Fanfarras de Alhandra (2003) e Certame Internacional de Bandas de Boqueixon (2008 e 2009).
Foi a primeira banda filarmónica amadora a atuar na Sala Guilhermina Suggia, da Casa da Música no Porto (2007)”, e em 2008 participou no concerto intitulado "Alma - Cantata Profana", da autoria do Maestro Luís Cardoso, um tributo de homenagem ao político aguedense Manuel Alegre, concerto este que contou com a participação da mezzo-soprano Margarida Reis.
A formação atual da Banda Marcial de Fermentelos integra mais de 80 elementos, a maioria dos quais inicia a sua formação na Escola de Música da instituição, dando-lhe sequência em conservatórios, escolas profissionais e universidades, quer nacionais quer estrangeiras, surgindo como valores que, como docentes, servem por todo o país em escolas de música, orquestras sinfónicas, bandas civis e militares, e agrupamentos musicais com os quais colaboram.

