“Audição da Primavera” - alunos do 1º Ciclo interpretaram temas musicais acompanhados de uma orquestra
O Pavilhão Municipal foi palco no passado dia 12 da Audição da Primavera, um espetáculo musical protagonizado pelos alunos do 1º Ciclo da Escola Básica Dr. Afonso Abrantes, acompanhados por uma orquestra de cerca de 60 executantes, formada por elementos do CMAD (Conservatório de Música e Artes do Dão) e pela Filarmónica de Mortágua. A Audição da Primavera, na sua segunda edição, é uma iniciativa do Município de Mortágua, em parceria com o Agrupamento de Escolas, o Conservatório de Música e Artes do Dão (CMAD) e a Filarmónica de Mortágua.
A assistir estiveram Pais e Familiares dos alunos, Professores e Auxiliares da escola. O Executivo Municipal, Juntas de Freguesia, Agrupamento de Escolas e outras entidades, também marcaram presença neste espetáculo que encheu de público o Pavilhão Municipal.
Os alunos tocaram temas com flauta e cantaram dois medleys com temas conhecidos de filmes de animação infantil e de aventura, para além de temas de música ligeira e popular portuguesa. O entusiasmo das crianças foi notório durante o espetáculo, trespassando toda a alegria de estarem perante uma grande orquestra e a atuarem para uma numerosa assistência.
Os nossos pequenos/grandes artistas receberam no final uma merecida e longa ovação de pé por parte da assistência.
A Audição da Primavera surge no âmbito do ensino da música nas Atividades de Enriquecimento Curricular, sendo um de vários momentos que acontecem no ano, como mostra pública das aprendizagens adquiridas nas aulas.
No final do espetáculo, o Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pardal, partilhou com o público a emoção que sentiu, dizendo: “São estes momentos que fazem o Presidente da Câmara sentir-se orgulhoso da sua terra, das suas gentes e particularmente das nossas crianças que subiram ao palco nesta noite. Estarmos aqui a assistir a esta demonstração de talento e felicidade das nossas crianças é algo especial e único”. “Esta parceria com o CMAD no ensino da Música é uma aposta do Município, é para as Pessoas e com as Pessoas que queremos construir a Mortágua de hoje e do futuro”, afirmou.
O Diretor do Agrupamento de Escolas, Rui Parada da Costa, agradeceu aos Professores e Assistentes Operacionais que colaboraram na organização e deixou uma palavra especial para os alunos, realçando o seu excelente desempenho. Agradeceu ainda ao Município pelo apoio que dá ao Agrupamento de Escolas, designadamente nas AEC e no ensino da Música.
Luís Matos, Diretor Executivo do CMAD, destacou a qualidade do espetáculo: “Já fazemos este tipo de audições desde 2017 em vários concelhos da região, mas acho que este espetáculo foi o auge das audições que já fizemos até à data”. Destacou ainda a prestação dos alunos que “só tiveram um ensaio geral com a orquestra e estiveram muito certinhos”. “Tudo o resto foi trabalhado nas AEC com os professores de Música”, disse.
Além do ensino da Música nas AEC, o Agrupamento de Escolas e o CMAD firmaram um protoloco de colaboração no âmbito do designado Ensino Articulado, para os alunos a partir do 5º ano de escolaridade, permitindo que os alunos possam ter aulas gratuitas no Conservatório.
Parabéns a todos os que contribuíram para este maravilhoso espetáculo. E o sentimento de um enorme orgulho nas nossas crianças, por tudo o que fizeram e proporcionaram.