Aprovado Estudo Prévio para Mobilidade Suave

Aprovado Estudo Prévio para Mobilidade Suave
A criação de uma nova ligação pedonal, entre Vale de Açores e a Vila de Mortágua (Zona Escolar) e a qualificação da Rua Manuel Lourenço Ferreira (Rua da Estação) e da Rua do Lagar, estão entre as intervenções previstas.
No âmbito da promoção da mobilidade suave, o Município de Mortágua aprovou o Estudo Prévio para criação e qualificação de várias ligações que vão permitir aumentar as condições de segurança e mobilidade, e promover a circulação pedonal (modo suave).
O Estudo Prévio organiza a proposta em 3 intervenções, considerando que cada uma delas pode ser realizada autonomamente, ou seja, corresponderá a uma empreitada independente.
- Qualificação da Rua do Lagar, com criação/ alargamento de passeios desde o cruzamento da Avª José Assis e Santos até à Rua Vasco da Gama/Zona Escolar;
- Qualificação do espaço pedonal da Rua do Largo da Estação e criação de passeios na Rua Manuel Lourenço Ferreira, que permita a deslocação pedonal segura e confortável da Estação ao Parque Verde da Ponte.
- Criação/qualificação de percurso pedonal de ligação de Vale de Açores à Zona Escolar e ligação da Estação à Vila de Mortágua. Esta intervenção divide-se em três ações: a criação de um passadiço a oeste da Ribeira e respetiva ponte de atravessamento da Ribeira; uma intervenção para tornar legível o início do percurso junto à Estação; ligações a nascente da ribeira, da nova ponte pedonal proposta até à Rua do Lagar.
Do lado nascente da ribeira já existem sinalizados percursos pedestres, num enquadramento natural de beleza excecional. Propõe-se tratar dois percursos, um por ser o percurso mais direto para as Escolas, outro por ser a ligação mais direta ao centro da Vila, com iluminação e pontualmente arborização dos percursos, e estabilização, com a colocação de guias e compactação dos caminhos existentes.
Esta nova ligação pedonal vai permitir criar uma alternativa na circulação entre Vale de Açores e a Vila de Mortágua, e particularmente dos alunos que se deslocam de Vale de Açores para a zona escolar e desportiva, e com uma dupla função de mobilidade quotidiana e de passeio para as pessoas.
No seu conjunto, as três intervenções representam um investimento estimado de cerca de 700 mil euros.