Aprovada proposta final do Plano de Pormenor da 2ª ampliação do Parque Industrial
A Assembleia Municipal de Mortágua aprovou no passado dia 20, por unanimidade, a versão final do Plano de Pormenor da 2ª Ampliação do Parque Industrial Manuel Lourenço Ferreira, tendo por base a proposta apresentada e aprovada pela Câmara Municipal.
Na sequência dessa aprovação, a Câmara Municipal abriu inscrições para manifestação de interesse na aquisição de lotes que integram a 2ª Ampliação do Parque Industrial. A tipologia dos lotes (área de implantação e de construção) e as inscrições por parte dos interessados estão acessíveis no site do Município (https://www.cm-mortagua.pt/p/lotes-pimlf). A área de implantação dos lotes varia entre os 4.383,49m2 (mínimo) e os 39.941,23 m2 (máximo).
A proposta do Plano de Pormenor da 2ª ampliação cumpriu várias etapas na sua elaboração, que incluiu a participação de várias entidades representativas dos interesses sujeitos a ponderação (IP, IAPMEI, ICNF, APA, ANEPC, DGT, CCDRC), uma conferência procedimental, uma fase de consulta pública por um período de 20 dias úteis e o parecer final da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).
A ampliação do Parque Industrial vai ocupar uma área de 20 hectares, dividida em 13 lotes, tendo o Município já adquirido cerca de 90% dos terrenos. Até esta fase o investimento ronda os 800 mil euros, sendo totalmente suportado pela autarquia. Segue-se agora a aprovação do projeto e a preparação do concurso para a execução do loteamento e respetiva infraestruturação. O investimento total previsto deverá ascender a cerca de 5 milhões de euros.
A Câmara Municipal está a trabalhar na elaboração da candidatura ao PT2030, tendo em vista assegurar o financiamento da execução do projeto. Com a aprovação do projeto e das peças do procedimento do concurso estarão reunidas as condições para avançar para a obra no terreno e a previsão é que tal venha a acontecer no final do corrente ano ou início de 2025.
O Presidente da Câmara, Ricardo Pardal, refere que a ampliação do Parque Industrial “era um dos compromissos do nosso programa apresentado aos Mortaguenses e estamos a honrar esse compromisso. É mais um passo no caminho que estamos a fazer para o desenvolvimento e crescimento sustentado de Mortágua, para a fixação de pessoas e empresas”. Segundo Ricardo Pardal, esta nova ampliação do Parque Industrial permitirá praticamente duplicar a área da 1ª ampliação e a realização de investimentos na ordem de 40 milhões de euros a curto/médio prazo.
Em complementaridade a este investimento no Parque Industrial, o Município está a investir na área da Habitação, com a finalidade de aumentar a disponibilidade de alojamento e promover a fixação de pessoas. Em breve vai iniciar-se a construção de 10 apartamentos a custos acessíveis na antiga escola primária de Mortágua, um investimento de 1,1 milhões de euros financiado pelo PRR. O Município propôs também a aquisição de uma bolsa de terrenos para a construção de 24 fogos a custos acessíveis e que aguarda decisão final do IHRU (Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana).