Antigas escolas vão ser reconvertidas em Alojamento Urgente e Temporário

Antigas escolas do Freixo e de Almacinha vão ser reconvertidas em Alojamento Urgente e Temporário
As empreitadas de reabilitação, alteração e ampliação das duas antigas escolas já foram adjudicadas. A empreitada de reconversão da escola do Freixo representa um investimento de 145.794,90 euros, enquanto a empreitada da escola de Almacinha tem o valor de 108.598,34 euros. O prazo de execução para cada empreitada é de 365 dias.
A reconversão dos dois edifícios resulta de candidaturas submetidas pela Câmara Municipal à Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário tem como objetivo dar resposta, de forma estruturada e transversal, a pessoas que carecem de soluções de alojamento de emergência, por força de acontecimentos excecionais ou imprevisíveis (por exemplo resultantes de catástrofe, desagregação familiar, violência doméstica), em situações de risco iminente ou de transição.
Desta forma, encontram aqui uma solução habitacional temporária, tendo em vista a sua inclusão social, proteção e autonomização, face a situações de risco e emergência.