Adjudicada empreitada do Centro de Atividades Escutistas
O Município de Mortágua procedeu no passado dia 20 de março à adjudicação da “Empreitada de alteração e ampliação da Escola Primária e Pré-Primária da Gândara", que vai dar lugar ao futuro Centro de Atividades Escutistas. A obra foi adjudicada pelo valor de 211.824,80 euros à empresa Coplusa, sendo o prazo de execução de 365 dias.
A requalificação e ampliação dos dois edifícios vai permitir dotar o Agrupamento de Escuteiros de Mortágua de um espaço suficiente para o número de elementos, cerca de 120, na sua grande maioria crianças e jovens, que integram o agrupamento, e de condições adequadas para a dinamização das suas atividades e para o desempenho da sua missão, assim como de condições condignas para receção e acolhimento de outros grupos escutistas.
Por outro lado, permitirá atualizar e adequar as instalações-sede face aos atuais normativos e exigências legais, designadamente quanto às medidas de segurança e autoproteção.
O Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pardal, realça o papel do Agrupamento e do Escutismo” na formação integral dos jovens, transmitindo valores humanos, éticos, cívicos, de responsabilidade, autonomia, cooperação, solidariedade, respeito pelo Ambiente”, para além da sua permanente generosidade e disponibilidade em prol da nossa comunidade, “num espírito de voluntariado e compromisso com o bem comum”. “É de elementar justiça que tenham as melhores condições funcionais, de conforto e segurança para prosseguir o seu trabalho e a sua missão”, afirma.
O projeto de obra prevê a existência de espaços de salão, cinco salas, gabinete, halls, instalações sanitárias (incluindo para pessoas com deficiência), cozinha, despensa, arrumos e garagem.
A solução construtiva proposta, de arquitetura simples, pretende valorizar a integração urbana e paisagística harmoniosa na zona envolvente.