ADICES apresentou o projeto “MERCADOS LOCAIS ITINERANTES” na EXPODão
Com a presença do Secretário de Estado do Turismo e dos presidentes das 5 Câmaras Municipais que integram o território da ADICES, foi apresentado o projeto Mercados Locais Itinerantes na ExpoDão em Carregal do Sal .
Estes são espaços itinerantes de venda e promoção de produtos locais, fortalecendo a relação de proximidade entre os produtores e consumidores na área de intervenção da ADICES, Águeda, Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão e Tondela.
Espaços de validação de produtos, métodos de produção, salvaguarda das sementes, das memórias e tradições associadas à comunidade e às práticas agrícolas. Produtos que cumprem uma função alimentar, mas em alguns casos também uma função comunitária. Espaços de demonstração das múltiplas utilizações dos produtos associado a uma plataforma online de comercialização de produtos da época, produzidos localmente e Identitários da nossa região.
O projeto “MERCADOS LOCAIS ITINERANTES” representa um investimento total de 115.225,66 euros, contando com o financiamento no âmbito do PDR2020 no valor de 66.155,18 euros e co-financiamento por parte das autarquias no valor de 49.070.48 euros.
Um projeto âncora para o nosso território que permite trabalhar, uma das fundamentais riquezas da Dieta Mediterrânica e do conceito de Alimentação Equilibrada e Sustentável, elemento central da Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) – “ADICES compromisso 20|30 – Um território a desenvolver com e para as pessoas” recentemente aprovada.
Na génese deste projeto, encontra-se a constatação de uma expressiva e persistente redução de utilizadores dos mercados locais, quer produtores, quer consumidores, razão pela qual, é determinante a implementação de medidas que promovam uma maior procura e rentabilização, e que por inerência contribuam para a revitalização do setor primário na região.
A comercialização dos produtos locais contribui, de forma fundamental, para a valorização do território e, consequentemente, dos seus produtos endógenos, sempre com a preocupação de envolver mais produtores e de atrair mais consumidores.