Academia Saber + Encerramento do Ano Letivo
Academia Saber + Encerramento do Ano Letivo
Família Academista unida para continuar
No passado dia 28 de junho, realizou-se em Vale de Remígio, no espaço “Usos e Costumes”, a Festa de Encerramento do Ano Letivo 2022/2023 da Academia Saber+.
Neste ano letivo, para além das disciplinas habituais, foi introduzido o projeto "Iluminar a Aldeia", envolvendo a interação com a população idosa, a fim de abordar a questão do isolamento nas aldeias. Com a deslocação a 12 aldeias, em articulação com Juntas de Freguesia e Serviços Sociais do Município, os academistas realizaram o projeto, cujos resultados apresentaram nesta ocasião.
Presente no evento, disse o Presidente da Câmara, Ricardo Pardal: “Quisemos fazer diferente. Vamos seguramente melhorar em edições futuras. Agradecemos a todos os intervenientes. Estão de parabéns pelo empenho, pelos obstáculos ultrapassados, pela crença, e pelos resultados que falam por si!”.
O Coordenador da Academia, Ricardo Vicente, apresentou o relatório, incluindo as propostas dos Academistas para promoção de iniciativas culturais e recreativas, ações locais de dinamização social, e melhoria do acesso a atividades e serviços indispensáveis.
Os academistas, por sua vez, realçaram a importância da continuidade do projeto: “Eu não estava motivado para ir. Alguém me incentivou, fui, e hoje acho que se deve mesmo ir. As pessoas são felizes, mas sentem necessidade de estar juntas (…). Ainda bem que me convenceram! Espero que continue.” – foi dito num dos casos mais eloquentes.
A finalizar, a Vereadora Ilda Matos felicitou igualmente os Academistas, informando ainda os presentes sobre questões mencionadas nas intervenções anteriores: A implementação do Sit Flex - o transporte flexível que oferece acessibilidade nas zonas isoladas e dispersas; A continuidade do CLDS, com a criação duma equipa multidisciplinar com um âmbito similar; E a candidatura ao Balcão Único Móvel, um serviço de qualidade e aproximação do serviço público às populações.

