Abertura da nova Praça de Táxis

Começou hoje a funcionar a nova Praça de Táxis, localizada junto ao Loteamento de São Domingos e ao Jardim Municipal.
O Executivo Municipal marcou presença neste primeiro dia de funcionamento. A mudança de localização da Praça de Táxis resultou de um processo de diálogo com os operadores, tendo em vista a melhoria das condições de segurança, comodidade e funcionalidade do serviço.
A questão da segurança era um dos constrangimentos que existia na anterior praça, com os operadores a ter de efetuar manobras em plena via (de grande movimento) para estacionar as viaturas.
Com capacidade para 9 lugares (viaturas) a nova Praça de Táxis integra um edifício modular de apoio, que alberga área de espera, gabinete e instalações sanitárias.
A nova Praça de Táxis representa ainda uma melhoria das condições de comodidade para os clientes.
O investimento foi totalmente suportado pelo Município. O Presidente da Câmara, Ricardo Pardal, sublinha que o serviço de táxi “continua a ser muito importante para as pessoas que residem nas localidades mais distantes da sede do concelho e que não têm no serviço de autocarro uma alternativa, por causa dos horários e circuitos utilizados”.
“Sobretudo para as pessoas idosas, com menor mobilidade física, que precisam de se deslocar ao centro de saúde, à farmácia, ao banco, aos correios, à feira, entre outros locais, o serviço de táxi é o meio que lhes permite deslocar à vila para tratar desses assuntos e com horários de ida e volta mais compatíveis com as suas necessidades concretas”, refere.
O serviço de táxi assegura ainda o Transporte Flexível a Pedido, que serve sobretudo as zonas rurais do concelho, disponibilizando este serviço com uma tarifa reduzida.
No âmbito de um projeto de autossustentabilidade energética dos equipamentos municipais, está previsto que a nova Praça de Táxis venha a ser também contemplada com a instalação de painéis fotovoltaicos.