Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Maio 2020


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Associação Cultural Recreativa e Desportiva, Felgueirense
Índice > Associação Culturais, Recreativas e Desportivas 


acrdfelgueirense@megamail.pt  Email

Data de Constituição
04 de Junho de 1984

Morada
Felgueira, Sobral - Mortágua

Telefone
231929828

Presidente da Direcção
Rui Inácio

Breve Historial


No verão quente de mil novecentos e oitenta e quatro, um grupo de amigos com o intuito de ocuparem os seus momentos de lazer e proporcionar a todos os seus conterrâneos uma sólida união social, fundaram a ASSOCIAÇÃO CULTURAL RECREATIVA E DESPORTIVA FELGUEIRENSE, com sede no Largo do Carvalho, lugar de Felgueira, Freguesia de Sobral Concelho de Mortágua, Distrito de Viseu.

1984 - Em 04 Junho, através de Escritura Notarial foi fundada a ASSOCIAÇÃO CULTURAL RECREATIVA E DESPORTIVA FELGUEIRENSE.

1987 - Com a colaboração de alguns Associados foi conseguido o primeiro espaço físico exclusivo da Associação, provisório. Desde então a palavra Associativismo começou a fazer parte do vocabulário desta Associação.
Este pequeno espaço de convívio tinha as suas portas abertas cerca de 3 horas diárias onde os associados conviviam, confrontavam ideias e começavam a traçar as grandes orientações para o futuro.
Até então a actividade Cultural e Recreativa resumia-se a muito pouco, sem qualquer tipo de expressão. O Desporto, talvez por ser mais atractivo e simples, logo cedo deu mostras de alguma vitalidade sendo o primeiro troféu conquistado em 1976, e desde sempre os associados demonstraram afeições pela actividade física que ainda hoje continua a ser a de maior manifestação.

1988 - A Junta de Freguesia do Sobral, disponibiliza uma área com cerca de 3000 m2, destinados à construção da futura sede.

1990 - Em Junho é dado mais um passo importante, pela primeira vez os associados podem usufruir dum espaço próprio. Os resultados começaram a surgir e toda a massa associativa juntamente com os corpos sociais sentiram orgulho do trabalho desencadeado até então.
As actividades Culturais, Recreativas e Desportivas, começaram a ter maior referência, foi criado um clima de contágio que impulsionou o desencadear de múltiplas actividades, das quais destacamos. Jogos Tradicionais, Teatro, Música Tradicional e demais jogos desportivos. O associativismo começou de uma vez por todas a fazer parte integrante do dia a dia desta Associação.

1993 - Visita do Sr. Governador Civil do Distrito de Viseu, Dr. Soares Marques e do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Mortágua, Dr. Afonso Abrantes, visita simples mas de grande significado para esta colectividade e cuja união de esforços entre as duas entidades e a inoculação de energia moral foram fundamentais para a continuação do projecto.

1995 - Foi apresentado um projecto junto do governo para obter apoios provenientes do PIDACC e com a resposta positiva acrescida do protocolo celebrado com Câmara Municipal de Mortágua, pudemos terminar o nosso edifício-sede.
O edifício sede foi sendo construído à medida das nossas capacidades, o espírito de sacrifício a dedicação que se empenharam neste projecto, deram as garantias necessárias, para que as entidades oficiais apoiassem este projecto. A Câmara Municipal de Mortágua, Junta de Freguesia de Sobral, Governo Civil de Viseu, e outras pontualmente, foram sem dúvida determinantes neste processo. Obra hoje está avaliada em 300.000 €.

1999 - Demos por concluído o nosso edifício - sede, foram criadas as condições com que sempre achamos serem as mais indicadas para as necessidades dos associados. Dispõe de uma Sala de Convívio, Sala de Jogos, Sala de Reuniões, Biblioteca e Sala de Troféus, Salão de Bailes, Cozinha, Arrecadações e Instalações Sanitárias.
Hoje, o nosso edifício - sede é um dos nossos principais baluartes, é a demonstração clara da dedicação e empenho de todos quantos se devotaram a esta causa. Há orgulho e satisfação em ver concretizado um projecto que muitos pensaram não ser possível, e que hoje é uma realidade.
Mantemos uma actividade diária e constante, a Sala de Convívio a funcionar 15 horas diárias, onde os associados se reúnem e mantém uma sã convivência.

2000 - A Sala de Convívio é aberta ao público com horário normalizado.
Neste mesmo ano e através de escritura Notarial, os terrenos então cedidos pela Junta de Freguesia do Sobral, foram oficialmente doados a esta Instituição, terminando assim um longo processo de legalização da sede.

2002 - Foi criado o Espaço Geração Millennium, onde estão colocados à disposição 5 equipamentos informáticos de acesso gratuito à Internet.

Após a conclusão do edifício - sede e a normalização de actividades, outras exigências se perpetuam no horizonte desta Associação. A construção de um Pavilhão Gimnodesportivo, é uma obra de grande envergadura que nós achamos ser de concretização possível. Vai ser um espaço de extrema importância para o futuro da colectividade, havendo a necessidade de criar um espaço que proporcione as modalidades desportivas, não numa dimensão muito caseira, mas sim em projectos de maior dimensão que se enquadrem dentro dos requisitos dos nossos dias. A interioridade a que estamos sujeitos obriga-nos a procurar outros meios, e tomar as iniciativas que achamos serem as mais indicadas, para se não evitar, pelo menos, diminuir a desertificação das nossas gentes.

 

 

 

 

[ notificar informação errada ]


 




Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade