Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Maio 2020


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Coral Juvenil Sílvia Marques
Índice > Associação Culturais, Recreativas e Desportivas 


coralsilviamarques@gmail.com  Email

Data de Constituição
11 de Maio de 1990

Morada
Rua Dr.Anibal Dias,nº9, 3450 - 150 MRT

Telemóvel
916089015

Presidente da Direcção
Ricardo Jorge


Breve Historial

O “Coral Juvenil Sílvia Marques”, foi fundado em 1990 e surgiu com o objectivo de incrementar diversas actividades culturais e recreativas, nomeadamente o Canto Coral.

Fazer escola, fomentar a união, a amizade e a solidariedade, formar e sensibilizar os jovens para uma actividade cultural das mais belas – o canto coral.

Confrontados com o desaparecimento precoce da jovem Sílvia, sua principal fundadora e impulsionadora, entenderam os seus companheiros e amigos que a melhor maneira de perpetuar a sua memória seria dar-lhe o seu nome,

O grupo conta com cerca de 55 elementos com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos. Executa música coral de todos os estilos, época e língua, de compositores clássicos e contemporâneos, nacionais e estrangeiros.

Realiza anualmente o Encontro de Corais Juvenis em Mortágua.

Ao longo destes anos participou em numerosas manifestações artísticas, nos mais diversos pontos do país, com especial destaque para a sua deslocação a Lisboa, aquando da realização do 11º S. Vicente na Aula Magna e a participação na Expo98, ambas em Lisboa. No ano de 1998 participou ainda nas comemorações da geminação Figueira da Foz / Mortágua, que se realizou no Casino da Figueira da Foz. Actuou por diversas vezes para sua Ex.ª o Senhor Presidente da República.

A nível internacional destacam-se diversas deslocações a Espanha, nomeadamente à zona de Valência, onde realizou concertos em Albal, Alborache e Val d’Oxó. Também em Espanha – Astúrias, participou com grande êxito num Festival Internacional de Corais Juvenis, denominado por I Muestra Coral Infantil y Juvenil Cantorbery 2003.
Em 2005 participou no II Festival Internacional de Coros Jovens, que se realizou em Avilês-Astúrias, considerado um dos principais certames de música coral juvenil a nível mundial.

No ano de 1997 foi distinguido com o prémio Animarte, “Grupo Jovem de Dinâmica Cultural”. Em 2009, foi-lhe atribuída a medalha de ouro de mérito municipal, pela Câmara Municipal de Mortágua, como reconhecimento pelo trabalho de grande relevo cultural desenvolvido desde 1990.

No biénio 2010 – 2012, esteve envolvido num projecto europeu denominado – Aprendizagem ao Longo da Vida (Programa Sectorial Grundtvig), financiado por fundos comunitários através da Agência Nacional PROALV, como parceiro de mais três países: França (Coro de Côte d’Azur), Itália (Grupo de Tangos de Calábria) e Espanha (Coro de Valência).
No ano 2011 a secção Infantil esteve envolvida num intercâmbio com um grupo espanhol “La Cajita Musical de Málaga”.

De salientar a colaboração do credenciado Compositor e Maestro Amílcar Morais, no arranjo e harmonização dos temas que compõem o seu repertório.
A direcção musical está a cargo do maestro Prof. Ricardo Vicente.

 

 

 

 

[ notificar informação errada ]


 




Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade