Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
fevereiro 2020


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Filarmónica de Mortágua
Índice > Associação Culturais, Recreativas e Desportivas 

Data de Constituição
26 de Setembro de 1896

Morada
Rua Dr. João Lopes de Morais

Telefone
231921570

Presidente da Direcção
José Maria Vicente

Breve Historial

Fundada em 1896, a Filarmónica de Mortágua é a colectividade mais antiga do concelho. Como a maioria das bandas, também a de Mortágua passou por bons e maus períodos, chegando mesmo a paralisar, após o falecimento do Músico-Regente Manuel Gonçalves. Uns anos mais tarde ressurgia, somente com alguns músicos mais dedicados, como grupo musical, dado o reduzido número de elementos, limitando-se a fazer serviços religiosos, dirigido pelo Ver. Padre Moderno, pessoa de uma dedicação extrema e sempre muito ligado à causa música.

Em 1987, por iniciativa de antigos músicos, algumas pessoas amantes da causa musical e autarquia, unem esforços com vista à reactivação da velha filarmónica. Com a vinda do actual maestro, Dr. Adriano Ribeiro Matias, forma-se uma Escola de Música, reactiva-se a Banda e cria-se um coral Polifónico.

Como resultado deste trabalho iniciado há dezasseis anos, a música em Mortágua atinge o expoente mais elevado de sempre, possuindo a banda actual 45 elementos na sua maioria jovens oriundos da Escola de Música. A sua internacionalização verificou-se em 1994 com uma deslocação ao Luxembourg, um êxito a todos os níveis alcançado, tendo na altura renovado quase todo o seu instrumental e adquirido um novo fardamento.

Em 1996, ano em que comemorou 100 anos de existência, foi distinguida pela Câmara Municipal de Mortágua com a medalha de Ouro de Mérito Municipal.

 

 

 

 

[ notificar informação errada ]


 




Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade