Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
fevereiro 2020


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Rancho Folclórico e Etnográfico de Vale de Açores
Índice > Associação Culturais, Recreativas e Desportivas 

Data de Constituição
28 de Agosto de 1982

Morada
Rua Dr. João Pais Carvalho Mamede
Vale de Açores
3450-221 Mortágua

Telemóvel
964203561

email: geral@rfva.pt

Presidente da Direcção:
José Rodrigues

Breve Historial

O Rancho Folclórico e Etnográfico de Vale-de-Açores surgiu em 28 de Janeiro de 1978 com o intuito de salvaguardar o passado e as suas tradições. Este grupo dedica-se a uma criteriosa recolha de costumes e tradições do povo na sua região, quer no campo musical, nas danças, cantares, nos trajes, bem como nas lendas, orações, mezinhas, contos não descorando a preservação do ainda património histórico.

Na sua autenticidade e fidelidade ao passado, reside a força do seu folclore e foram estes valores que lhe permitiram a sua filiação como Membro e Sócio - Efectivo na Federação de Folclore Português e na AFERM – Associação de Folclore e Etnografia da Região do Mondego. Para além disso é também filiado no INATEL.

A sua participação em Festas, Romarias e Festivais Nacionais e Internacionais de Folclore de norte a sul do país, incluindo Regiões Autónomas e as mais variadas vezes que tem representado Portugal no estrangeiro, tem contribuído para a divulgação da verdade e fidelidade das tradições etnofolclóricas da nossa região. A realização anual de dois festivais, um nacional e outro internacional, são uma prova do seu dinamismo, mas também do reconhecimento que este grupo já alcançou. O respeito pela genuinidade dos cantares, danças e trajes típicos da região, têm sido sempre uma sua preocupação e marca distintiva.

Por todo o seu historial de defesa e divulgação do património cultural local, foi-lhe atribuída em 2002 a Medalha de Ouro de Mérito Municipal.

Em 2003, ano em que comemora as bodas de Prata, o Rancho Folclórico e Etnográfico de Vale de Açores lançou o seu primeiro CD denominado “Uma terra, um povo, uma tradição...”.


http://www.rfva.pt

 

 

 

 

[ notificar informação errada ]


 




Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade