Data de Constituição
28 de Agosto de 1982 Morada
Rua Dr. João Pais Carvalho Mamede
Vale de Açores
3450-221 Mortágua Telemóvel
964203561
Presidente da Direcção:
José Rodrigues
Breve Historial
O Rancho Folclórico e Etnográfico de Vale-de-Açores surgiu em 28 de Janeiro de 1978 com o intuito de salvaguardar o passado e as suas tradições. Este grupo dedica-se a uma criteriosa recolha de costumes e tradições do povo na sua região, quer no campo musical, nas danças, cantares, nos trajes, bem como nas lendas, orações, mezinhas, contos não descorando a preservação do ainda património histórico.
Na sua autenticidade e fidelidade ao passado, reside a força do seu folclore e foram estes valores que lhe permitiram a sua filiação como Membro e Sócio - Efectivo na Federação de Folclore Português e na AFERM – Associação de Folclore e Etnografia da Região do Mondego. Para além disso é também filiado no INATEL.
A sua participação em Festas, Romarias e Festivais Nacionais e Internacionais de Folclore de norte a sul do país, incluindo Regiões Autónomas e as mais variadas vezes que tem representado Portugal no estrangeiro, tem contribuído para a divulgação da verdade e fidelidade das tradições etnofolclóricas da nossa região. A realização anual de dois festivais, um nacional e outro internacional, são uma prova do seu dinamismo, mas também do reconhecimento que este grupo já alcançou. O respeito pela genuinidade dos cantares, danças e trajes típicos da região, têm sido sempre uma sua preocupação e marca distintiva.
Por todo o seu historial de defesa e divulgação do património cultural local, foi-lhe atribuída em 2002 a Medalha de Ouro de Mérito Municipal.
Em 2003, ano em que comemora as bodas de Prata, o Rancho Folclórico e Etnográfico de Vale de Açores lançou o seu primeiro CD denominado “Uma terra, um povo, uma tradição...”.
[ notificar informação errada ]
|