Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
junho de 2019


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Mensagem do Presidente

 

“Mortágua respira floresta e vive da floresta.”

 

Encerrada mais uma edição da ExpoMortágua, resta-nos fazer uma apreciação francamente positiva do certame.

Contando com a participação de cerca de 200 expositores, o que permitiu atingir a capacidade máxima do espaço, e com a presença de milhares de visitantes, entre curiosos e profissionais da área, a ExpoMortágua conseguiu ajustar e alinhavar a sua direção e apostar no crescimento qualitativo enquanto espaço de debate, troca de experiências e conhecimentos.

De facto, a ExpoMortágua tem vindo a afirmar-se, ao longo dos anos, como evento de referência na área da floresta, energia e ambiente, contando com a visita das maiores referências do sector, bem como com o apoio de Investigadores de referência, Universidades e Institutos.

A fama da ExpoMortágua estende-se além das fronteiras da Região. A sua importância é sobejamente reconhecida e desperta o interesse das mais diversas entidades. A fazer prova disso, podemos destacar a abertura do certame, que contou com a presidência de Sua Excelência, o Senhor Ministro do Planeamento, Dr. Nelson Souza, a visita do Senhor Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Eng.º Miguel Freitas e a presença do Senhor Presidente da AGIF - Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais.

É indiscutível a importância que o sector florestal reveste para o desenvolvimento económico e social do concelho. De facto, ao longo de várias décadas, a floresta tem servido de balão de oxigénio para a nossa Região, providenciando suporte económico e alguma estabilidade e condições de vida condignas que permitiram a muitas famílias permanecer na terra que os viu nascer durante o período em que mais se fizeram sentir os duros efeitos da crise que abalou o nosso País.

Ora, Mortágua respira floresta e vive da floresta.

Mas as nossas preocupações relativamente à fileira florestal não se ficam pela vertente meramente economicista da mesma. Na verdade, ao longo dos mandatos, muitos têm sido os projetos a que o Município se tem associado, não só para uma melhor e mais eficaz gestão florestal, como para a tornar mais sustentável, ecológica e amiga do ambiente.

Neste sentido destaco a assinatura de um protocolo em conjunto com os Municípios da Mealhada e Penacova, bem como com a Fundação Mata do Buçaco, para o depósito da biomassa florestal em Unidades de Receção, que posteriormente será utilizada pela ALTRI para a sua transformação em energia. Neste sentido, dar-se-á um novo destino aos chamados "sobrantes" da limpeza das matas, de explorações florestais e de trabalhos de jardinagem, evitando o acumular destes materiais que potenciam o risco de incêndio.

Foi ainda assinado o "Compromisso do Bussaco" (Valorização da Mata e da Serra do Bussaco), que contou com a presença do Senhor Secretário de Estado das Florestas, Eng.º Miguel Freitas e do Presidente do ICNF. Este documento consolida num mesmo propósito de intenções e de iniciativas um objetivo comum, tendo em vista a valorização da Mata Nacional e Serra do Bussaco.

Trata-se de duas medidas que congregam esforços para a proteção ambiental e da biodiversidade, contribuindo, assim, para a valorização dos nossos recursos naturais.

A floresta requer cuidados e todas as atenções. Neste sentido deixamos o alerta a todos os mortaguenses para a necessidade de se adotarem medidas preventivas e se evitarem comportamentos de risco que possam causar danos para a nossa mancha florestal e, consequentemente para o Concelho. É da responsabilidade de todos nós manter a floresta viva, forte e saudável.

Só com uma gestão rigorosa e consciente da floresta, poderemos assegurar o futuro das próximas gerações, sem correr riscos de hipotecar os destinos de uma comunidade. Mortágua aposta na Floresta e na Preservação do meio ambiente.

É, também, por isto que é bom viver em Mortágua.

Bem hajam!

                                              
Presidente da Câmara
José Júlio Norte

 

 

 

 

Imprimir Imprimir
  

[ voltar Município | índice | Direitos de autor reservados]


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site