Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
fevereiro de 2019


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Mensagem do Presidente

“Tudo faremos para dignificar e projetar cada vez mais o nosso concelho!”

O início do ano ficou marcado pela assinatura do contrato de requalificação do IP3 entre o Nó de Penacova e o Nó de Mortágua, numa cerimónia que contou com a presença do Senhor Primeiro-Ministro e do Ministro do Equipamento e das Infraestruturas. Esta obra representa a concretização do primeiro passo para a requalificação integral do IP3 entre Viseu e Coimbra.

O IP3 é uma via estruturante para o desenvolvimento do concelho de Mortágua e da região, e a importância da sua requalificação vai além de uma mera ligação rodoviária, tendo impacto na economia, na mobilidade, no turismo.

Ao longo dos anos fomos assistindo à contínua degradação do IP3, e sobretudo, à elevada sinistralidade. Quantas vidas se poderiam ter poupado caso a obra já tivesse sido executada? Só por essa razão, já se justifica esta intervenção profunda, que só peca por tardia.

Perderam-se quase duas décadas com sucessivos avanços e recuos, mas este não é o tempo de falar do passado. O momento é de olhar para o futuro com confiança e determinação. Com a renovação do IP3 entre Viseu e Coimbra abre-se uma janela de esperança e de oportunidade para a região. Neste processo vimos reconhecidas algumas das reivindicações do Município, como foi o caso dos nós de acesso a Mortágua.

Temos plena noção de que as acessibilidades, só por si, não trazem o desenvolvimento dos territórios, mas também sabemos que a existência de boas acessibilidades contribuem para a dinamização das atividades económicas, a fixação de investimentos, de empresas, e por essa via, de pessoas. O novo IP3 vai permitir a redução do percurso entre Coimbra e Viseu em 22 minutos, e portanto, vamos ficar mais próximos e melhor servidos em relação a estes dois polos de referência. Essa será a mais-valia imediata, a redução do tempo de viagem.

As empresas instaladas e a instalar no concelho de Mortágua e na região irão poupar tempo e dinheiro no transporte das suas mercadorias, na ligação à Europa, via Vilar Formoso, e aos portos de Aveiro, Figueira da Foz e Leixões.

Por outro lado, e não menos importante, esta maior proximidade vai permitir ainda uma ligação mais rápida aos hospitais centrais de Viseu e Coimbra, e nessa medida, um socorro mais célere em caso de uma emergência.

Abre-se uma janela de oportunidades para o concelho de Mortágua, que temos de saber aproveitar e potenciar. Continuamos focados no objetivo do desenvolvimento sustentável e da criação de emprego. A ampliação do Parque Industrial constituiu um sucesso em termos de adesão dos empresários. Atualmente temos instaladas empresas que são uma referência na utilização de tecnologia de ponta e em inovação, a nível nacional e da Península ibérica. Investimentos em curso que ultrapassam os 100 milhões de euros e que representam a criação potencial de cerca de 500 postos de trabalho. Mas temos de prosseguir esta aposta e reforçar a nossa base empresarial, em músculo e dimensão, bem como em inovação, competitividade e internacionalização. Decidimos, por isso, avançar para a criação de uma Área de Localização Empresarial, com cerca de 35 hectares, de forma a dar continuidade à estratégia de crescimento da economia local e de criação de mais emprego.

Terminámos o ano de 2018 com a mais baixa taxa de desemprego de sempre e estamos atualmente no ranking dos municípios com a taxa mais baixa do País. O mérito é dos nossos empresários, que nunca baixaram os braços, lutaram com coragem e determinação, e souberam ultrapassar as dificuldades. O Município tem feito o papel que lhe cabe, de apoiar, incentivar e criar condições favoráveis ao desenvolvimento dos projetos e investimentos das empresas.

O mês de Janeiro ficou também marcado pelo arranque da obra de remodelação do Nó do Barril, substituindo o atual cruzamento, que tem sido um fator de constrangimento do tráfego e de insegurança. A intervenção irá garantir melhores condições de segurança e fluidez do tráfego. Em colaboração com as Infraestruturas de Portugal conseguimos levar em diante esta obra, de que se falava há décadas. Aproveito para agradecer a compreensão dos condutores, face aos incómodos inerentes à execução da obra, que serão compensados pelos benefícios futuros. Vão ser ainda executadas remodelações do Nó do Monte Grande, do acesso ao Parque Industrial, do entroncamento de acesso à Pellets Power e à Central Termoelétrica. No final destas intervenções, o concelho ficará dotado de uma rede de acessibilidades qualificada, moderna e eficiente.

Estamos determinados em construir um concelho moderno, com qualidade de vida e socialmente coeso. Em fazer de Mortágua uma terra de oportunidades e de futuro, para todos. Esse caminho faz-se com trabalho, exigência, planeamento estratégico, mas também com inovação, criatividade e ousadia.

       
Presidente da Câmara
José Júlio Norte

 

 

 

 

Imprimir Imprimir
  

[ voltar Município | índice | Direitos de autor reservados]


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site