Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Julho 2020


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Mensagem do Presidente

TEMOS UM ENORME ORGULHO NA NOSSA TERRA,
NAS NOSSAS GENTES, NO NOSSO TRABALHO
E NO FUTURO QUE ESTAMOS A CONSTRUIR.



O início de um novo ano dita a urgência de futuro!
Muitos são os constrangimentos que se poderiam colocar a um Concelho com a realidade de Mortágua. A interioridade, uma população envelhecida, os difíceis acessos para quem se desloca dos grandes centros urbanos, as disparidades face a outros Municípios localizados no litoral…

Todo este cenário poderia ditar o início do declínio desta terra que nos é tão querida. Só o esforço e empreendimentos das nossas gentes, a astúcia e coragem dos nossos empresários e, porque não, decisores políticos, permitem evitar uma realidade de desalento e abandono.
Senão vejamos, temos um parque industrial vivo e pujante, de fazer inveja a muitos dos Concelhos mais próximos. Resultante desta aposta do Executivo Municipal, conseguimos reduzir os números do desemprego para uma percentagem marginal, que tecnicamente é qualificável de pleno emprego.

Há ofertas de emprego e a possibilidade dos nossos jovens se manterem na terra que os viu nascer, dando-lhes a oportunidade de progredir no mundo de trabalho, ganhar experiência, qualificações e, consequentemente, valor de mercado.
A nossa floresta, nosso ouro verde e que contribui para a sustentabilidade financeira das nossas famílias, continua a ser uma mais valia, quantitativa e qualitativamente.

Continuamos a apostar no futuro das nossas crianças, dando-lhes todas as condições para que possam crescer de forma saudável e feliz, contribuindo para o seu sucesso escolar e sentindo um enorme orgulho ao perceber que elas nos retribuem brilhantemente, com o seu esforço e empenho, e permitem que possamos afirmar com enorme regozijo de que, em Mortágua, não há casos de abandono escolar e temos zero retenções.

Sabemos que ainda há muito a fazer. Conhecemos as arestas que precisamos “limar”. Mas permitam-nos a pouca modéstia. Temos um enorme orgulho na nossa terra, nas nossas gentes, no nosso trabalho e no futuro que estamos a construir.
O futuro faz-se de risco, de investimentos, de dinamismo económico e financeiro. Não olhamos a meios quando o fim é recriar uma nova Mortágua, mais dinâmica, aberta, viva e possante.

Em 2020 o nosso esforço e dedicação manter-se-ão.

Num Concelho que tudo faz pela “Inclusão”, tem, obrigatoriamente, de se dar prioridade às áreas Sociais e da Saúde.
Vamos continuar com as parcerias com o Centro de Saúde e com a ARS de Centro, em várias valências.
O Centro Comunitário de Pala está já em projeto e a obra vais ser lançada no início do ano. Também o Centro Comunitário da Felgueira está já em execução e entrará em funcionamento no decorrer deste ano.

Vai ser construído um “Picadeiro Coberto” para dar apoio à Escola Terapêutica ou Pedagógica, assistida por animais que, já nesta fase, está a iniciar um trabalho muito importante, em especial com o CAO da Santa Casa da Misericórdia.

Vamos continuar a fazer a manutenção e conservação das nossas vias municipais constantes deste orçamento, num montante de cerca de 1,2 Milhões de Euros.

O apoio à economia local é fundamental, neste sentido, pretendemos promover a sua alavancagem através do crescimento do turismo, que está a acontecer no País e na nossa Região. Exemplos disso são os grandes esforços que estamos a fazer na divulgação e consolidação da Rota da Estrada Nacional 2, que hoje é uma “marca” importante e que vamos valorizar com o Plano de Atividades para 2020, fazendo dela um produto de excelência, sendo esta via uma forma de dinamizar os nossos territórios, trazendo dinamização económica, fixação de população e atração de novas atividades.

O futuro é já hoje e o Município de Mortágua está empenhado em torná-lo ainda melhor e mais feliz!

Desejamos a todos(as) um 2020 ainda mais próspero, ainda mais feliz e pleno de sucesso a cada dia.


PRESIDENTE DA CÂMARA
José Júlio Norte

 

 

 

 

 

 

 

Imprimir Imprimir
  

[ voltar Município | índice | Direitos de autor reservados]


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade