Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
fevereiro 2020


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Secção de Karaté Shukokai do Mortágua Futebol Clube


O karaté, cujo significado é “mãos vazias”, teve origem na China e na Índia há cerca de 4000 anos sendo posteriormente trazido até á ilha de Okinawa, no Japão, onde foi sucessivamente divulgado e aperfeiçoado, pelos mestres Itosu, Igoana e Funakoshi partir de 1878.

Na época que se seguiu ao domínio do Império do Sol Nascente, todos os habitantes da ilha foram proibidos de usar armas brancas o que deu origem ao nascimento de diversas artes marciais em que os pés, as mãos e utensílios domésticos se transformaram em armas temíveis que substituíam facas, punhais e espadas com eficácia.

O karaté tem assim a sua história sócio-política pois constituiu praticamente o símbolo da liberdade e luta do povo de Okinawa contra os sucessivos invasores da ilha.

No karaté, todo o corpo (mãos, pés, cotovelos, joelhos, cabeça) desde que sistematicamente treinados, resolvem todas as situações de possíveis ataques.

A par da velocidade que atinja os limites máximos das possibilidades humanas, o karaté visa a concentração final física das pancadas destinadas a danificar os ossos dos adversários, as regiões tendinosas e musculares e mesmo as regiões internas.

No karaté moderno, estas técnicas apesar de aprendidas, são formalmente interditas.

A Escola de Karaté de Mortágua formou-se em Novembro de 1988, com os apoios directo da Autarquia (C.M.M.) e da Associação Portuguesa de Karaté Shukokai (A.P.K.S) tendo como finalidades essenciais a prática saudável de uma arte marcial de combate e defesa pessoal com tradições milenares, mas também tendo como preocupação a formação ética, física e mental dos seus praticantes, baseada na disciplina, no auto controle, no respeito pelo “outro”, no rigor, na mestria e coragem.

O aspecto financeiro e logístico sempre foi e é garantido em grande parte pela Câmara Municipal através da atribuição de um subsídio mensal e outros apoios pontuais, sendo de responsabilidade da APKS (Associação Portuguesa de Karaté Shukokai) a componente técnica e da FNK-P (Federação Nacional de Karaté- Portugal) a componente formativa dos instrutores responsáveis por cada Dojo.

A escola de Mortágua encontra-se inscrita na Federação Nacional de Karaté (FNK-P) e filiada na Associação Portuguesa de Karaté Shukokai (APKS) para as quais paga as respectivas anuidades, quotas e seguros desportivos.

Em termos Concelhios, houve interesse mútuo na adesão a uma Associação Desportiva Local devidamente legalizada, activa e credenciada, como é o caso do Mortágua Futebol Clube (M.F.C.), em paralelo com outras actividades desportivas diversificadas, já em funcionamento naquela instituição desportiva.

A Classe de Mortágua, orientada por Rui Paiva (4º Dan) tem nesta altura cerca de 30 praticantes (dos 5 aos 50 anos), treina semanalmente (4.ª e Sábado) no Ginásio da Piscinas Municipais e tem participado em diversos eventos tais como campeonatos, estágios de karaté e de kobudo (armas tradicionais) de responsabilidade e sob a supervisão de Mestres nacionais e estrangeiros.


Imprimir Imprimir
  

[ voltar Cultura, Desporto e Tempo Livre | índice | Direitos de autor reservados]


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade