Festa da Juventude com balanço final muito positivo

Data: 2012-08-21
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Evento teve impacto positivo na economia local e atraiu muitos visitantes a Mortágua


Terminada a edição de 2012 da Festa da Juventude/Feira das Associações, o Município faz um balanço final francamente positivo. Embora não haja números exatos, estima-se que cerca de 25 mil pessoas terão passado pelo recinto das festas, o que não deixa de ser uma afluência significativa se atendermos ao atual contexto económico do país.

De uma maneira geral, todos os dias foram de grande afluência de público, apresentando-se a Praça do Município praticamente lotada. Mais uma vez o cartaz de espetáculos, diversificado, equilibrado e de reconhecida qualidade, contribuiu para a atração de muito público, nomeadamente visitantes oriundos de diversos pontos da região e do país.

Notou-se também a presença de muitos turistas, a maioria dos quais encontrava-se hospedada no Montebelo Aguieira Resort, sendo uma realidade nova na Festa da Juventude, desde há dois anos.

Mais do que a quantidade de pessoas, o que há a relevar, é que as festas constituíram mais uma vez um momento único de convívio da população e de reunião da família mortaguense, ajudando a manter a ligação à terra dos emigrantes e dos filhos que já nasceram no estrangeiro mas que têm raízes em Mortágua, bem como de todos os mortaguenses que vivem noutros pontos do país e que nesta altura festiva fazem questão de estar presentes.
As festas têm acima de tudo esse objetivo: o convívio, o encontro e reencontro das pessoas, num espírito de amizade e fraternidade.

Por outro lado, não podemos esquecer o impacto positivo que as festas têm na economia do concelho, fazendo “mexer” praticamente todo o comércio e registando-se um aumento considerável das vendas neste período festivo, o que tem a maior importância no atual contexto económico.

Deve-se ainda realçar o contributo das festas para a afirmação e promoção do concelho no exterior, atraindo milhares de visitantes, sendo hoje indiscutivelmente um cartaz turístico da região, a par do Rali de Mortágua e do Fim de Semana da Lampantana.

Cumprida mais uma edição, cabe ao Município saudar todos os mortaguenses e especialmente os mortaguenses que estão radicados no estrangeiro, enaltecendo o seu exemplo de união e amor à terra.
E prestar público agradecimento às associações que participaram nesta XXII Festa da Juventude/XIV Feira das Associações, mais uma vez incansáveis em dedicação e esforço, englobando neste gesto os seus dirigentes, associados e muita gente anónima, no que é sobretudo um grandioso feito coletivo.

Bem hajam e até ao próximo ano!.











Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt