Alunos de Mortágua participaram na “Universidade Júnior”

Data: 2012-07-10
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Pelo sexto ano consecutivo, o Município de Mortágua promoveu a participação de alunos do concelho no programa “Universidade Júnior”, uma iniciativa da Universidade do Porto. Este ano participaram 39 alunos do ensino básico e secundário, 11 do 8º ano, 15 do 9º ano e 13 do 10º ano.

A “Universidade Júnior” é o maior programa nacional de iniciativa ao ambiente universitário para alunos do ensino básico e secundário. Anualmente, cerca de 5 mil alunos, oriundos de todo o país e também do estrangeiro, passam pela Universidade do Porto, para usufruir dos seus cursos de verão.

Durante uma semana, de 2 a 6 de julho, estes 39 alunos tiveram oportunidade de conhecer as faculdades e as unidades de investigação da Universidade do Porto, participar em atividades científico-pedagógicas que lhes permitiram explorar áreas como a química, a biologia, a geologia, a geografia, o desporto, a cultura, a arte, entre outras, e viver o ambiente de uma academia.

Os alunos do 8º ano participaram nas Oficinas de Verão, experimentais e temáticas, constituídas por atividades de diferentes áreas: ciências, engenharia, letras, belas artes, desporto e saúde.

Os alunos do 9ºano e 10º ano participaram no “Verão em Projeto”. Os projetos eleitos pelos alunos foram os seguintes: “ Das tripas coração; um Porto com história (Faculdade de Letras); “Festivais; Vens ver ou vens conhecer?” (Faculdade de Letras), “Faz de conta” (Faculdade de Arquitetura); “Queres ser jornalista por um dia?” (Faculdade de Letras); “Mar vivo” (Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar); “Ciência com sentidos” (Faculdade de Farmácia) e “Os campeões olímpicos: a junção da física com o desporto (Faculdade de Desporto).
As escolhas das atividades e projetos foi feita previamente pelos alunos, mediante os seus gostos e interesses.

Alunos satisfeitos com a experiência

No último dia foi distribuído um questionário aos alunos para aferir o seu grau de satisfação em relação ao programa Todos os jovens fizeram uma avaliação positiva da sua participação na Universidade Júnior, considerando ter-se tratado de uma experiência muito interessante e enriquecedora, que lhes proporcionou conhecimento, convívio e novas amizades.

Para o Município, enquanto entidade promotora, a participação na “Universidade Júnior” constitui uma forma de incentivar os alunos no prosseguimento dos estudos e de promover o gosto pelo conhecimento, através do contacto direto com as diversas áreas e atividades científicas desenvolvidas na Universidade. Esse contacto pode também ajudá-los no processo de escolha vocacional que terão de fazer ao longo do seu percurso escolar, seja no 9ºano ou no 12ºano. Ao mesmo tempo, o que também é importante para os jovens, podendo passar umas férias divertidas e uma semana diferente!.

À semelhança de anos anteriores, o Município de Mortágua suportou os custos da participação no programa, nomeadamente a inscrição e alojamento dos jovens, além de ter disponibilizado o transporte.










Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt