Mortágua entre os 50 melhores municípios em termos de eficiência na utilização de recursos financeiros

Data: 2012-03-02
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Revela Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses elaborado pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas e relativo ao exercício económico de 2010

O Município de Mortágua surge posicionado no ranking dos 50 melhores municípios portugueses em termos de eficiência financeira. É o que revela o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses elaborado pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas e que acaba agora de ser publicado.

Segundo o Presidente da Câmara, esta classificação não é uma surpresa: “Só vem confirmar a boa gestão dos dinheiros públicos que tem sido uma preocupação e uma prática corrente do Município de Mortágua ao longo do tempo e que aliás tem sido reconhecida em sucessivos anuários. Uma gestão feita com muito rigor, exigência, responsabilidade e sentido de futuro, assegurando sempre a sustentabilidade económico-financeira do Município. E como? Nunca gastando mais do que temos, valorizando o património municipal, recorrendo ao crédito só em situações excepcionais e dentro de limites comportáveis, reduzindo custos operacionais, aproveitando correctamente os fundos comunitários, executando grande parte do investimento com meios humanos e técnicos próprios, fazendo um controle apertado da receita e da despesa, no fundo, mantendo o rumo certo com determinação e visão estratégica do futuro”.

O Presidente da Câmara sublinha que a boa gestão económico-financeira do município “é também uma forma de demonstrar o respeito que o Município tem pelos seus munícipes, que por sua vez sabem que podem confiar nas pessoas que estão a gerir os destinos do concelho”. Afirmando, por isso mesmo, “que esta é uma classificação que deve orgulhar o município mas também os seus munícipes, porque é o bom nome e a boa imagem do concelho no contexto nacional que são reconhecidos”.

Aquele Anuário apresenta uma análise económica e financeira das contas dos 308 municípios portugueses, relativa ao exercício económico de 2010. Para o ordenamento do ranking global foram analisados e pontuados um conjunto de 15 indicadores, como sendo aqueles que melhor permitem avaliar a gestão financeira, económica, patrimonial e orçamental dos municípios.

Além de estar no 35º lugar no ranking global dos 308 municípios portugueses, Mortágua aparece no 19º lugar no ranking dos 30 melhores entre os 179 municípios de pequena dimensão (população igual ou inferior a 20 mil habitantes), mantendo a posição do ano anterior.

Um dos municípios do País com menor endividamento líquido

Para a obtenção deste resultado contribuiu a boa perfomance do Município de Mortágua em vários dos indicadores analisados.
Mortágua surge em 5ºlugar entre os municípios com maior grau de execução da receita cobrada em relação à receita prevista, com uma taxa de execução de 93,1%. Em 2010 apenas cinco municípios a nível nacional apresentam um nível de execução superior a 90%.
Quando é analisado o rácio entre receitas liquidadas / receitas previstas igual ou superior a 80%, Mortágua posiciona-se no 4ºlugar, com uma taxa de execução de 94,1%.
Mortágua surge entre os 50 municípios com maior liquidez, ocupando o 30ºlugar e registando uma variação positiva de 48% de 2009 para 2010.
Em 22º lugar entre os municípios com menor endividamento líquido, registando ainda uma descida de 12% no quadriénio 2006-2010, e no 17º lugar entre os municípios com menor índice de endividamento líquido em relação às receitas do ano anterior.
E ocupa o 6ºlugar entre os municípios com menor índice de dívidas a fornecedores relativamente às receitas do ano anterior.











Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt