Alunos ouviram testemunhos de diferentes profissionais

Data: 2012-02-28
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Atividade dinamizada pelo Projeto “Da Escola, Agarra a Vida” inseriu-se na “Semana das Profissões”

Alunos do Ensino Básico e Secundário do Agrupamento de Escolas de Mortágua contactaram com profissionais de diferentes áreas. Tratou-se da atividade denominada “Painéis de Profissionais”, inserida na “Semana das Profissões”, que está a decorrer entre 23 de fevereiro e 2 de março, numa iniciativa do Projeto Municipal “Da Escola, Agarra a Vida”.

A atividade decorreu no passado dia 27, no Salão Polivalente da EB2.3., sendo a plateia constituída por alunos do 8º, 9º e 12º ano, num total de centena e meia de jovens.

Estiveram presentes dez profissionais: Biomédico, Médico Legista, Técnico de Ecoturismo, Assistente de Realização (Cinema), Assistente de Som, Investigador Criminal, Enólogo, Ilustrador Científico, Técnico de Mecatrónica e Designer de Interiores/Exteriores.

Nas suas intervenções, os vários profissionais falaram da sua profissão em termos de características, perfis, competências, habilitações académicas e formação necessárias, saídas profissionais, servindo-se, nalguns casos, do apoio de vídeos e imagens.

Para além dos aspetos práticos ou funcionais do seu trabalho, os profissionais referiram-se também aos aspetos pessoais e subjetivos, como o gosto, a satisfação, a realização pessoal e profissional, que lhes são proporcionados pela área que escolheram.


Os alunos puderam ouvir falar de profissões recentes ou emergentes, que desconheciam totalmente, como o Técnico de Mecatrónica, que é o profissional que concebe e desenvolve sistemas e processos que conjugam a Mecânica, a Eletrónica e a Informática, aplicados por exemplo nos equipamentos automatizados e robotizados. Ou o Técnico de Ecoturismo, que desenvolve atividades turísticas em espaços naturais e rurais.

Umas das ideias que os intervenientes tentaram passar é de que os cursos oferecem um leque abrangente de opções e saídas profissionais, com várias ramificações ou especializações.

Apesar de pertencerem a áreas diferentes, houve um denominador comum nas intervenções dos vários profissionais: em todas estas profissões é preciso constantemente investir na formação, na atualização de conhecimentos, no fundo, continuar a aprender ao longo da vida, e que essa é a chave para se chegar mais longe.

No final das apresentações seguiu-se um período de debate, no qual os alunos puderam colocar questões aos profissionais e saciar a sua curiosidade sobre aspetos particulares de cada uma das profissões.


O Presidente da Câmara, que moderou os dois painéis, referiu que “o objetivo não é influenciar o aluno na sua escolha vocacional, porque essa é sempre uma decisão pessoal, mas que deve ser bem pensada, estruturada e responsável. O que se pretende é que o aluno esteja bem informado e esclarecido sobre o mercado de trabalho e as opções profissionais que se abrem hoje em dia”.

Por outro lado, adianta, o contacto direto com os profissionais, com as empresas, no âmbito da “Semana das Profissões”, proporciona aos jovens um conhecimento mais real e concreto acerca das diferentes profissões. “Houve um tempo atrás em que os jovens iam muito pelas modas, pelo que viam na televisão, mas é essencial desmistificar esse mundo de fantasia e que olhem para a realidade. Esta aproximação às profissões, ao mercado de trabalho, abre-lhes perspetivas, amadurece o processo de tomada de decisão, e o que nós estamos a fazer é apoiá-los, é sensibilizá-los, para que tomem a melhor decisão quanto ao seu futuro. O que nós desejamos é que estes jovens amanhã tenham sucesso e sejam felizes”, concluiu.










Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt