Projeto “Da Escola, Agarra a Vida” promove “Semana das Profissões”

Data: 2012-02-27
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Teve início no passado dia 23 a “Semana das Profissões” com a realização de duas Mesas Redondas, em que os intervenientes foram exclusivamente alunos. No polivalente da EB.2.3., alunos do 11º e 12º ano falaram sobre os cursos que estão a frequentar, tendo na plateia outros colegas mais novos, do 8º e 9ºano.

A atividade foi promovida pelo Projeto “Da Escola, Agarra a Vida”, no âmbito da “Semana das Profissões”, cujo programa decorre entre 23 de fevereiro e 2 de março, e engloba várias atividades de sensibilização, informação e orientação, dirigidas à comunidade escolar.

Na parte da manhã um painel de alunos do 12ºano divulgou os Cursos de Línguas e Humanidades e de Ciências e Tecnologias, à tarde foi a vez de outro painel de alunos dos Cursos Profissionais divulgar os cursos ministrados no Agrupamento de Escolas (Multimédia, Frio e Climatização e Análises Laboratoriais). Para além dos aspetos relacionados com os conteúdos programáticos, os exames finais, as provas de acesso à Universidade, alguns alunos referiram as razões que os levaram a escolher a sua área.


A maioria dos jovens afirmou que o gosto pessoal influenciou a sua escolha, mas chamaram também a atenção para a importância de se olhar, cada vez mais, para a versatilidade dos cursos, o leque de opções profissionais que podem proporcionar. Sendo alunos com boas médias em geral, deixaram a receita para o sucesso, aconselhando os colegas mais novos a aplicarem-se desde cedo para ter bons resultados e a não deixar tudo para o fim. Até porque, lembraram, a nota de entrada na Universidade resulta do somatório do 10º, 11º e 12º anos.

Renata Marques, aluna do 12º C, explicou porque escolheu o Curso de Línguas e Humanidades, “sempre gostei muito de ler, de escrever, de pensar. E uma área que nos proporciona muita cultura e uma mente aberta”.

Inês Inácio, aluna do 12ºA, escolheu a área de Ciências e Tecnologias porque pretende entrar num curso superior ligado à saúde. “Tenho várias opções dentro da área da Saúde, pode ser Medicina, Ciências Farmacêuticas, Medicina Dentária. Gosto de áreas que tenham a ver com o ser humano e que não sejam monótonas”.

Os alunos mais novos ouviram atentamente os colegas, colocaram questões e dúvidas, dando a entender que a mensagem passou e a sessão foi proveitosa.

Mais do que os aspetos curriculares, para estes alunos foi sobretudo interessante ouvir o testemunho, o exemplo e o incentivo transmitidos por colegas que já fizeram as suas opções de curso, sensibilizando-os para a importância da escolha que vierem a fazer. Porque essa escolha, como foi sublinhado, poderá determinar o seu futuro.

O programa da “Semana das Profissões” tem continuidade no dia 27 com a atividade “Painéis de Profissionais”, seguindo-se no dia 28 uma Sessão de divulgação da oferta formativa para o ano de 2012, a cargo do Instituto de Emprego e Formação Profissional, no dia 29 uma visita de conhecimento à empresa Pellets Power e à Barragem da Aguieira e finalmente no dia 2 de março a Feirinha das Profissões









Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt