Prevenção e Defesa da Floresta

Data: 2012-01-25
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Reabilitação do caminho florestal
Chão do Vento / Vale de Paredes / Felgueira



O Município procedeu a uma intervenção de reabilitação e manutenção do caminho florestal principal Chão do Vento / Vale de Paredes / Felgueira, numa extensão de 6,3 Km.

Este caminho serve uma extensa e contínua zona florestal, do Criz à Serra de Vale de Paredes, chegando até à Felgueira, funcionando como a “espinha dorsal” de uma rede mais vasta de caminhos secundários que a ele vão convergir, e encontrava-se com um grande desgaste, em resultado da intensidade de utilização a que está sujeito durante todo o ano, sendo percorrido diariamente por uma elevada quantidade de veículos e equipamentos ligados à exploração e gestão florestal.

Esta ação insere-se numa estratégia de intervenção nas infraestruturas florestais, a executar ao longo do ano, tendo em vista assegurar a sua operacionalidade e eficácia em termos de prevenção e apoio logístico no terreno. Essas infraestruturas são, por exemplo, caminhos florestais, aceiros e pontos de água.

À semelhança de anos anteriores, a execução dos trabalhos será feita em estreita colaboração e coordenação entre Município e Juntas de Freguesia.

O investimento municipal na prevenção florestal, durante os 12 meses do ano, tem sido essencial na defesa e preservação da Floresta do concelho, traduzindo-se não só na criação, conservação e beneficiação de infraestruturas florestais, mas também na vigilância florestal no chamado “período crítico” de Verão; no apoio aos Bombeiros, Juntas de Freguesia e Associações Locais; na sensibilização dos jovens e população em geral para a defesa da floresta do concelho, relevando a sua importância ambiental, social e económica.










Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt