“Águas do Planalto” entre as melhores do País

Data: 2012-01-13
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Sistema abastece cinco concelhos da região, entre os quais Mortágua

Segundo o relatório anual elaborado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR) a água para consumo humano distribuída pela empresa ÁGUAS DO PLANALTO, cujo sistema abastece cinco concelhos da região, entre os quais Mortágua, está entre as melhores a nível nacional.

De acordo com a empresa concessionária do sistema intermunicipal, “o desempenho alcançado perante o rigor dos testes realizados é um carimbo de inequívoca qualidade”.
As colheitas das amostras foram realizadas por técnicos certificados, tendo posteriormente sido analisadas por um laboratório também acreditado e reconhecido pela ERSAR. Os resultados demonstram que a água tratada na ETA (Estação de Tratamento) de Mosteiro de Fráguas cumpriu em 100% os valores paramétricos definidos por lei, depois de realizadas 876 análises de água recolhidas no consumidor final.

Para a obtenção deste “certificado de qualidade” contribuiu o grande investimento realizado quer a nível da captação, com a construção da Barragem da Ribeira do Paúl, quer a nível do tratamento, com a construção de uma moderna ETA, que assegura elevados padrões de monitorização e controlo de qualidade.

A água proveniente deste sistema abastecia, em 2010, os concelhos de Carregal do Sal, Santa Comba Dão e Tondela.
Entretanto, já em 2011 o sistema foi alargado ao Município de Mortágua, prevendo-se que em 2012 abasteça, igualmente, o Município de Tábua, passando a abranger uma população de cerca de 80.000 habitantes.

O investimento realizado na Barragem da Ribeira do Paúl, na ETA de Mosteiro das Fráguas, em novos reservatórios e nos 153 km de condutas adutoras, ascendeu a 39,7milhões de euros.










Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt