Crianças cantaram as Janeiras nos Paços do Concelho

Data: 2012-01-06
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


As crianças do Centro Educativo saíram à rua para cantar as Janeiras. Acompanhadas de Professores e Auxiliares, as crianças ostentavam as famosas coroas dos Reis Magos e algumas delas vinham acompanhadas de violas, ferrinhos, pandeiretas, reco-reco, dando a conhecer o motivo da sua presença e de tanta animação.

Como já vem sendo tradição, não faltou uma visita aos Paços do Concelho, onde as crianças foram cantar as Janeiras ao Presidente da Câmara, Vereadores e Funcionários, sendo brindados com dinheiro e guloseimas em troca dos louvores.

Em Dia de Reis e numa manhã em que até o sol quis colaborar, as crianças percorreram as principias artérias da Vila e entoaram cânticos tradicionais de boas festas. E mostraram que tinham ensaiado bem as letras das quadras, pois não foi preciso papel, fazendo-se ouvir em alto e bom som.

Depois de cantarem, lá vinha a oferta, variável em função de cada estabelecimento comercial ou de serviços. Nos talhos já é habitual a oferta das chouriças, enquanto noutros estabelecimentos as ofertas dividiram-se entre dinheiro, chocolates e rebuçados.

“Este ano, porque as crianças estão todas concentradas no Centro Educativo, seria impossível trazer todas para cantar as Janeiras, por isso decidiu-se que seriam as do 4º ano. Para o ano que vem, será a vez das que estão agora a frequentar o 3º ano e assim sucessivamente. Todas as crianças do 1ºCiclo terão oportunidade de participar”, explicou-nos Celso Portugal, Coordenador do Centro Educativo.

Mas não foram apenas as crianças do 4º ano a cantar as Janeiras. As crianças de 5 anos de idade, que frequentam o Centro Educativo (Pré-Escolar), andaram a cantar as Janeiras pelas ruas da Gândara, onde está localizado o centro escolar.

Também as crianças do Jardim-Escola João de Deus cumpriram a tradição, num roteiro que incluiu visita a estabelecimentos comerciais e aos Paços do Concelho.

O cantar das Janeiras integra habitualmente o Plano Anual de Atividades das Escolas, contribuindo de uma forma didática para a preservação de uma tradição ancestral que corre o risco de desaparecer, como muitas outras.
A população acolhe sempre com muito agrado e carinho esta iniciativa escolar, tratando-se de uma tradição antiga e popular (re)vivida por crianças.

Para além das escolas, é de destacar também o contributo das nossas Associações Culturais na preservação desta tradição no concelho, seja através de encontros de cantares de Janeiras ou do tradicional porta-a-porta.














Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt