Município mantém gratuitidade das refeições escolares no Pré-Escolar e 1ºCiclo, no próximo ano

Data: 2011-12-14
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Medida representa investimento superior a 150 mil euros no apoio às famílias

O Município de Mortágua decidiu manter a medida de gratuitidade no fornecimento das refeições escolares no Pré-Escolar e 1ºCiclo, a vigorar durante o ano de 2012.
A medida, que transita do ano anterior, tem em consideração o actual contexto de crise do País e a necessidade de continuar a apoiar as famílias, acautelando, nomeadamente, eventuais situações de carência social que possam vir a ocorrer.

Segundo o Presidente da Câmara, “no actual contexto de crise e face ao aumento dos impostos, cortes de salários e subsídios, que diminuem fortemente o rendimento disponível das famílias, ainda mais se justifica esta medida de apoio”.

O apoio às famílias, e de uma forma especial às crianças e jovens, tem sido uma prioridade da política social do Município, desde há muito tempo. No entanto, existem hoje novas situações sociais que merecem uma atenção especial por parte do Município. “Algumas famílias poderão passar por maiores dificuldades nestes tempos difíceis, mas pelo menos sabem que podem contar com este apoio do Município”, refere o Presidente da Câmara.

Actualmente 129 das 142 crianças do Ensino Pre-Escolar e 274 das 276 crianças do 1º Ciclo usufruem dos serviços de refeição escolar, representando um custo total para o Município, no ano lectivo, superior a 150 mil euros. No entanto o Município encara esta despesa sobretudo como um investimento, tendo em conta a importância de proporcionar a todas as crianças condições favoráveis ao seu pleno desenvolvimento e sucesso educativo.

Um investimento só possível porque o Município soube fazer uma gestão rigorosa dos recursos financeiros ao seu dispor, ao mesmo tempo que elegeu a Educação como uma efectiva prioridade da acção municipal.

Além da medida da gratuitidade da refeições, o Município tem vindo a aplicar outras medidas que visam o apoio às famílias com filhos em idade escolar, no âmbito de uma política mais abrangente de apoio social. “Para nós as Pessoas estarão sempre em primeiro lugar, porque são as Pessoas a razão de ser e o fim último da actividade municipal ”, vinca o Presidente da Câmara.










Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt