Exposição no Centro de Animação Cultural

Data: 2011-09-12
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Filarmónica de Mortágua comemora 115º Aniversário

A Filarmónica de Mortágua comemora este mês 115 anos de existência. Inserida no programa comemorativo do Aniversário, está patente, no Centro de Animação Cultural, uma Exposição que retrata a evolução da colectividade ao longo da sua existência.
Trata-se de uma exposição de conteúdo material, documental e fotográfico, feita de memórias, vivências e emoções.

Os visitantes podem ali encontrar antigos fardamentos e instrumentos; bandeiras; fotografias das sucessivas formações da Banda ( a mais antiga das quais data de 1930), de concertos, festivais, actos solenes e outros eventos. Pode ser ainda apreciado todo o espólio constituído por centenas de objectos (medalhas, placas, troféus, diplomas, estandartes), bem como dezenas de cartazes, alusivos às diversas actividades musicais e recreativas que realizou e em que participou.

A Exposição pode ser visitada aos sábados e domingos, no horário entre as 20h00 e 22h30.

A mais antiga Colectividade do Concelho

A Filarmónica de Mortágua é a mais antiga colectividade do concelho, tendo sido fundada em 26 de Setembro de 1896. Pretendendo assinalar o 115º aniversário da sua fundação, a Direcção da Filarmónica está a promover diversas actividades culturais, que decorrerão ao longo do mês de aniversário e culminarão no dia 1 de Outubro, Dia Mundial da Música.

O programa comemorativo teve início no dia 10 de Setembro, com a realização de uma Sessão Solene e a abertura da já referida exposição retrospectiva da vida da colectividade, no Centro de Animação Cultural.

Nos dias 17 e 24, durante a tarde, a sede da Filarmónica estará aberta a visitas do público, que poderá assistir aos ensaios e até experimentar alguns dos instrumentos utilizados habitualmente pelos executantes.

No dia 25 realiza-se uma Missa de Acção de Graças em homenagem aos elementos já falecidos. As comemorações encerram no dia 1 de Outubro, Dia Mundial da Música, com a realização do XIX Festival de Bandas.











Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt