Professores contactaram, pela primeira vez, com quadros interactivos

Data: 2011-09-09
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Novidade tecnológica a partir deste novo ano lectivo, para alunos e professores do 1ºCiclo do Agrupamento de Escolas de Mortágua

Realizou-se no passado dia 8, no Centro Educativo de Mortágua, uma acção de formação sobre o funcionamento dos quadros interactivos, dirigida aos professores do 1ºCiclo e das Actividade de Enriquecimento Curricular do Agrupamento de Escolas de Mortágua. No novo Centro Educativo, que vai entrar em funcionamento no próximo dia 15 de Setembro, todas as salas de aula do 1ºCiclo estão equipadas com quadros interactivos, sendo uma nova realidade para professores e alunos.

Durante esta acção intensiva, que decorreu entre as 9h30 e as 18h30, os professores foram familiarizados com as funcionalidades e potencialidades desta nova ferramenta tecnológica que a partir de agora vai passar a fazer parte do equipamento das salas de aulas e da rotina diária de alunos e professores, substituindo os “velhinhos” quadro de ardósia, giz e apagador, que marcaram sucessivas gerações.

Os quadros interactivos apresentam-se como o monitor do nosso computador, mas em tamanho grande. Com a diferença de que em vez do “rato” o que se utiliza é uma caneta própria que permite escrever, apagar, arrastar, pintar, inserir imagens e vídeos, gravar os trabalhos. O programa permite também o reconhecimento e conversão automática de escrita manual para escrita digital. Outra grande vantagem é a interactividade dos conteúdos, permitindo a junção de texto, imagem, som, vídeo, na apresentação das aulas.
Alguns professores puderam inclusive já experimentar esta novidade tecnológica, que é porventura o elemento mais emblemático na separação entre passado e futuro no sistema de aprendizagem/ensino, que começamos agora a viver.

Os quadros interactivos potenciam novas dinâmicas, mais flexibilidade, inovação e interacção nos métodos e práticas de ensino/aprendizagem, tornando as aulas mais atractivas, ricas e motivadoras para alunos e professores, numa sociedade em que as crianças dominam com rapidez e desde cedo as novas tecnologias de informação e comunicação.











Este artigo veio de www.cm-mortagua.pt
https://www.cm-mortagua.pt